A importância da nanotecnologia na Baviera

Foto: Divulgação Nanowissen

A nanotecnologia diz respeito à produção e ao processamento de nanomateriais,  pequenas partículas com um diâmetro inferior a 100 nanômetros – o que corresponde a menos de um décimo de milímetro. A partir dessas nanopartículas, é possível modernizar diversos setores com produtos mais eficazes, principalmente no desenvolvimento de medicamentos eficientes, soluções sustentáveis e ferramentas relacionadas à eletromobilidade.

A Baviera, com seu histórico reconhecido na indústria científica, é pioneira no investimento nesta tecnologia. Um dos exemplos disso é o NanoLab, laboratório de demonstração para turmas do ensino médio mantido pelo Departamento Estadual de Saúde e Segurança Alimentar do estado. O objetivo do projeto é a disseminação do conhecimento científico para diversas faixas etárias, a fim de formar futuros cientistas especializados em nanotecnologia.

Um dos focos centrais do governo bávaro é o uso da nanotecnologia voltada para o meio ambiente. O Ministério do Meio Ambiente e Defesa do Consumidor (StMUV, na sigla em alemão) tem financiado projetos de pesquisa que englobam áreas como a alimentícia, farmacêutica e de recursos naturais. As aplicações são muitas: superfícies nanorrevestidas que aumentam a eficiência de paineis solares; baterias com nanomateriais de maior duração e desempenho; e matérias-primas que podem ser economizadas por meio de revestimentos mais finos.

O setor de produtos eletrônicos também está inserido no planejamento para tornar a Baviera referência em nanotecnologia: recentemente a empresa israelense Nano Dimension abriu uma nova sede em Munique. “Queremos tornar a Baviera mais forte, especialmente na área de semicondutores e microeletrônica. Como um Estado Livre, estamos conscientemente consolidando o futuro da Baviera como um local para indústria e pesquisa na área de nanotecnologia”, afirmou Ministro do Economia, Hubert Aiwanger, durante a cerimônia de abertura da empresa.

A Nano Dimension é especializada em pesquisa e desenvolvimento de manufatura aditiva, em particular eletrônicos impressos em 3D. Sua inserção no mercado bávaro contou com o apoio da Bayern Innovativ e da Invest in Bavaria.