A logística das vacinas: Sílica da Evonik contribui na cadeia de fornecimento

Foto: Divulgação Evonik

70°C negativos. Durante a pandemia da COVID-19, esse número estava atrelado a grandes esperanças e também a consideráveis desafios. Seu vínculo indissociável com uma das primeiras vacinas de mRNA surgiu em razão da tecnologia inovadora, que exige temperaturas de armazenamento muito baixas. Na logística do transporte de produtos médicos e farmacêuticos, a sílica da Evonik pode contribuir para a solução – como parte pequena, mas altamente eficaz, da cadeia de fornecimento.  

No mundo inteiro, as pessoas depositam suas esperanças em vacinas para se protegerem de doenças altamente infecciosas, em reservas de sangue, amostras clínicas ou produtos farmacêuticos. Os desafios logísticos são imensos, também por causa do resfriamento preciso: de que maneira essas substâncias sensíveis à temperatura podem sair dos locais de produção para os centros de vacinação, clínicas médicas, hospitais e também até as pessoas em regiões de difícil acesso do mundo sem perder a eficácia e sem interromper o resfriamento em toda a cadeia de abastecimento?

O resfriamento elétrico consome muita energia e é caro. Uma alternativa são os métodos de resfriamento passivo que não exigem nenhuma fonte de energia externa porque são revestidos por painéis isolantes a vácuo (VIPs). VIPs com AEROSIL®, uma sílica pirogênica sintetizada por chama de hidrogênio a 1200°, são altamente eficientes e, acima de tudo, podem ser usados com paredes muito mais finas que outros materiais isolantes, com o mesmo efeito. Por essa razão, são ideais para a produção de contêineres ou caixas isolantes para o transporte com temperatura controlada de produtos que não devem ser expostos a variações de temperatura.

A condutividade térmica do AEROSIL®: Resfriado passivamente por meio de vácuo e sílica

  • Estado sem vácuo: λ = 20 mW/m.K
  • Estado com vácuo: λ ≈ 5 mW/m.K

“Unidades de transporte resfriadas passivamente são uma parte vital da PharmaChain. Elas usam VIPs e, dependendo da temperatura exigida, cool packs ou gelo seco”, confirma o provedor de serviços logísticos Kühne+Nagel, que participa da entrega de vacinas contra a Covid-19.

5 benefícios dos VIPs com sílica pirogênica AEROSIL® para transporte refrigerado

  • Resfriamento passivo confiável
  • Menor consumo de energia e redução das emissões de CO2 graças à retenção energética 
  • Até 20% a mais em volume de transporte e armazenamento graças às paredes finas das caixas.
  • Baixo peso
  • Sustentável graças ao longo ciclo de vida superior a 30 anos.

Caixas de poliestireno são usadas para o transporte de alguns produtos médicos e farmacêuticos. “Mas o poliestireno ocupa muito espaço!”, diz a Dra. Veronika Brixner, do serviço de doação de sangue de Hesse / Baden-Württemberg (Alemanha), acrescentando que alternativas que economizam espaço podem ajudar na redução dos custos de armazenamento.

Descubra como a sílica ajuda a reduzir a emissão de carbono e que benefícios a empresa de logística Kühne+Nagel e a médica de transfusão veem no uso de VIPs.