A primeira máquina de corte a laser TRUMPF de 12 kW está em operação no Brasil

Foto: Divulgação / TRUMPF

O Brasil está entre os países que já receberam a nova máquina de corte a laser TruLaser Series 5000 com o TruDisk 12001 com 12 quilowatts de potência do laser. A máquina já foi instalada e está em fase de ajustes de montagem.  A segunda máquina já está a caminho e será apresentada na FEIMEC 2021.

“A nova TruLaser 5000 com 12 quilowatts de potência representa a mais avançada tecnologia de corte a laser. Dotada de sistemas inteligentes de assistência ao processo, ela alcança velocidades até 50 por cento mais altas em chapas de espessura acima de 4 mm, em comparação às máquinas operando com laser de 10 quilowatts“, compara João Visetti, CEO da TRUMPF Brasil, acrescentando: “Velocidade mais alta significa maior produtividade: essas novas máquinas cortam até 30 por cento mais chapas por hora”.

As novas máquinas TruLaser Series 5000 vêm com recursos testados e comprovados, como Active Speed Control e BrightLine Fiber, que levam a processos mais confiáveis e peças de alta qualidade tanto no corte por oxigênio, quanto por nitrogênio e ar-comprimido. “É a escolha perfeita para clientes que precisam de um processo de corte a laser confiável e altamente produtivo e procuram uma abordagem inteligente para aumentar a produção”, afirma Visetti.

A produtividade das máquinas faz a diferença

Hendrik Meidert, gerente de produto da TRUMPF TruLaser Series 5000, explica o que torna essas novas máquinas especiais: “Aumentar as velocidades com maior potência do laser economiza tempo no processo de corte, mas isso é apenas parte da equação. Para nós, é igualmente importante garantir que melhoramos a produtividade geral da máquina, E consequentemente produzimos muito mais peças no mesmo intervalo de tempo. A chave aqui é reduzir o tempo não produtivo ou eliminá-lo completamente.

Não é incomum surgirem problemas que retardam ou interrompem o processo de produção, especialmente ao cortar aço-carbono. Existem muitos fatores que podem interromper o corte, incluindo colisões, chapas com superfícies com carepa, materiais de baixa qualidade e variações na espessura. Isso leva ao desperdício de tempo e materiais. “Quanto mais alta a potência do laser e a produtividade da máquina, maior será o impacto que ela terá quando algo der errado e a máquina parar. Os sistemas de assistência inteligente podem evitar que esses problemas ocorram. É por isso que oferecemos funções projetadas para tornar o corte dinâmico mais confiável, especialmente para sistemas de alta potência, como as nossas máquinas TruLaser Series 5000”, afirma Meidert.