ABSOLAR amplia atuação no território nacional com novos representantes estaduais em MG e PR

Foto: Divulgação / ABSOLAR.

 A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) amplia a atuação no território brasileiro com o anúncio de dois novos representantes estaduais. O conselho da entidade acaba de aprovar a nomeação de Luciany Ribeiro, executiva da Ribeiro Solar, no Paraná, e Bruno Catta Preta, da Genyx Solar Power, nas Minas Gerais.  
   
A proposta da entidade com os representantes estaduais é reforçar a colaboração regional no desenvolvimento de políticas públicas e programas privados na área de energia solar, no sentido de promover o crescimento econômico e sustentável nos estados e, ao mesmo tempo, ampliar o mercado fotovoltaico de forma pulverizada no País.
 
O estado de Minas Gerais é atualmente um importante polo de desenvolvimento da energia solar. A região conquistou a marca de 600 megawatts (MW) de potência instalada nos pequenos sistemas em telhados, fachadas e terrenos de residências, empresas, propriedades rurais e do poder público, liderando o ranking estadual de geração solar distribuída.
 
“Somadas, são mais de 54 mil conexões operacionais no estado mineiro, abrangendo em torno de 96,5% dos 824 municípios da região. Ou seja, quase não há localidade em Minas que não tenha pelo menos um sistema fotovoltaico em operação, Bruno Catta Preta.
 
O Paraná, por sua vez, ocupa a quarta posição na lista dos maiores produtores de energia solar na geração distribuída, com quase 270 MW instalados em telhados e pequenos terrenos, que representam 9% de toda a potência instalada na modalidade no País.   
 
Para a nova coordenadora estadual da ABSOLAR no Paraná, Liciany Ribeiro, o estado possui um grande potencial de desenvolvimento sustentável e econômico para o País. “Também vamos apoiar os associados que atuam na região, no sentido de viabilizar investimentos e ampliar o diálogo com autoridades públicas, consumidores e demais públicos de interesse”, comenta.   
 
A ABSOLAR possui, desde o primeiro trimestre deste ano, representantes estaduais no Ceará e no Rio Grande do Sul. A intenção da entidade é cobrir todos os estados da federação.