ABSOLAR se reune com Governo do Estado de SP e propõe medidas para geração própria solar

Foto: Divulgação ABSOLAR

O Governo do Estado de São Paulo quer ampliar o compromisso de atuar com mais diligência e rigor nos casos recentes de restrição de acesso à geração própria solar nos telhados e pequenos terrenos, impostas atualmente pelas distribuidoras de energia elétrica que possuem concessão no estado paulista.

As dificuldades de aprovação de projetos e de homologação de pedidos de conexão de sistemas solares pelos consumidores foram tratadas em reunião entre o Secretário Executivo da Casa Civil do Estado de São Paulo, Edilson Costa, a Deputada Estadual, Danila Azevedo, e integrantes da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), incluindo Guilherme Susteras, Conselheiro e Coordenador do Grupo de Trabalho de Geração Distribuída da entidade.

“O Secretário se mostrou muito sensível ao tema e solicitou a elaboração de uma nota técnica com detalhamento dos casos ocorridos e os impactos gerados. Assim, poderão dar prosseguimento aos devidos encaminhamentos”, comenta Susteras.

Em mapeamento realizado pela ABSOLAR, que apurou mais de 800 casos em todo o Brasil, entre 14 de julho ao início de agosto deste ano, a geração própria solar em residências, pequenos negócios e propriedades rurais tem sofrido restrições nos últimos meses por parte de várias distribuidoras no Brasil, com prejuízos à sociedade que somam, em apenas 30 dias, mais de R$ 3 bilhões ao País, devido às suspensões e cancelamentos das concessionárias de energia elétrica no Brasil. Além disso, o levantamento também mostra que há cerca de 1 gigawatt em projetos represados pelas concessionárias de energia elétrica, num total de mais de 3,1 mil pedidos de conexão cancelados e suspensos no período.