A AFRY, empresa europeia líder em serviços de engenharia, projetos e consultoria, vem desenvolvendo projetos voltados à descarbonização industrial, com um escopo mais abrangente de serviços para apoiar as organizações em suas metas de redução das emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa).
Além do mapeamento das emissões de gases de efeito estufa (GEE), já desenvolvido anteriormente, sua atuação passou a incluir a realização de um roteiro completo de descarbonização (carbon roadmap), com a avaliação das metas de redução até a implantação das soluções de gestão e de engenharia/processo para redução das emissões de GEE.
“Por meio desta abordagem, definimos uma estratégia para a redução das emissões dos GEE, identificando e priorizando medidas de descarbonização com base em análises de impacto e de custos de implementação em qualquer operação industrial”, explica Nilson Niero, Diretor de Consultoria, Energia, Infraestrutura e Projetos Especiais da AFRY. Trata-se de um serviço adequado tanto para fábricas mais antigas quanto em unidades mais atuais instaladas no Brasil e no mundo.
Niero explica que o primeiro passo consiste na realização de um mapeamento e no cálculo das emissões de GEE. Esse cálculo é executado com base no método do Programa Brasileiro GHG Protocol, a principal ferramenta de cálculo de emissões de GEE e, que ao mesmo tempo, promove a padronização internacional da contabilização das emissões e dos inventários.
Posteriormente, há a avaliação das metas de redução de GEE do cliente e a proposição de soluções de gestão e/ou de engenharia para redução das emissões.
A estimativa de custos para a implementação das soluções (CAPEX) é definida por um estudo realizado na sequência. Com base no potencial de redução e nos valores de investimento identificados, é realizada a tomada de decisão para a implementação das soluções.
“Como resultado do serviço, o nosso cliente recebe uma lista concreta de ações para atingir as metas de descarbonização de seu empreendimento”, afirma Nilson Niero. Ele também destaca que a AFRY tem experiência em estudos relacionados à eficiência energética que podem ser agregados à descarbonização. “A nossa experiência acumulada no ambiente complexo de fábricas é a chave para entendermos os impactos das medidas de eficiência energética e de redução de emissões em qualquer tipo de planta ou processo”, afirma.
Globalmente ainda existem plantas industriais que utilizam majoritariamente combustíveis fósseis como fonte de energia, incluindo o gás natural, o carvão e o óleo combustível. Nesses casos, o potencial de redução das emissões de GEE é enorme, conforme comprovam atuações conduzidas pela AFRY nos últimos anos, e que alcançaram excelentes resultados.