Agências de avaliação de risco classificam política financeira bávara com nota máxima

Foto: Freepik

A Moody’s e a Standard & Poors, duas das maiores agencias de avaliação de risco do mundo, avaliaram a política financeira da Baviera com a classificação máxima. O relatório destacou o forte e robusto cenário corporativo doméstico, a dívida moderada e a boa gestão orçamentária como alguns dos fatores-chave para a classificação máxima do Estado Livre. “A solidez e a estabilidade sempre foram os pilares da nossa gestão orçamental na Baviera. Os mercados financeiros apreciam isso e nos deixam honrados com a confiança no nosso desempenho”, disse o Ministro das Finanças do estado, Albert Füracker.

O reconhecimento se deu mesmo com os impactos causados pelo conflito entre Ucrânia e Rússia. “Reagimos com rapidez e prudência aos difíceis desafios dos últimos anos, garantindo a base econômica para o estado a longo prazo”, afirmou Füracker.

De acordo com o relatório de classificação da Standard & Poor’s, a classificação máxima se deve também à excelente administração do orçamento. Esta gestão orçamentária voltada para o futuro, em combinação com a sólida estrutura institucional prevalecente na Baviera e a força excepcional das empresas nacionais, também compensa na classificação o aumento notável, mas indispensável, de novas dívidas para lidar com a pandemia do Coronavíus.

As classificações financeiras expressam a qualidade de crédito de uma empresa ou país. Quanto melhor a classificação, mais digna de crédito é o avaliado. Isso significa que, do ponto de vista da agência, um bom rating torna mais provável que os empréstimos concedidos possam ser reembolsados sem problemas. Na prática, isso também leva a melhores condições para os empréstimos.

Com a alta classificação da Baviera, a região se torna uma das localizações mais confiáveis no quesito empréstimo com previsão de retorno, transformando o Estado Livre em uma ótima opção tanto para quem deseja iniciar no mundo dos investimentos quanto para quem já é veterano.