Águas Azuis participa da Navalshore 2022

Foto: Divulgação Águas Azuis

A Águas Azuis, Sociedade de Propósito Específico (SPE) estabelecida entre a thyssenkrupp Marine Systems, a Embraer Defesa & Segurança e a Atech para a construção das fragatas Classe Tamandaré para a Marinha do Brasil, está entre os participantes da 16ª edição da Navalshore, maior evento da indústria de construção naval da América Latina, que será realizado entre os dias 16 e 18 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). 

O CEO da Águas Azuis, Fernando Queiroz, será um dos palestrantes do painel “Programas de Renovação e Ampliação dos Meios Navais da Marinha do Brasil”, marcado para o dia 16, às 16h45. Na ocasião, ele apresentará um status do Programa Fragatas Classe Tamandaré, reconhecido como o mais moderno e inovador projeto naval já desenvolvido no País. As fragatas estão sendo construídas na thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí (SC). 

“A Navalshore será uma ótima oportunidade para reforçarmos a importância desse programa. A obtenção das fragatas integra os esforços da Marinha para modernizar sua Força Naval, permitindo assim a renovação da esquadra brasileira. Os navios estão sendo construídos a partir de uma plataforma tecnológica inédita no Brasil e o projeto prevê uma forte transferência de tecnologia, que garantirá a manutenção da frota durante todo o ciclo de vida das embarcações e contribuirá para o fortalecimento do cluster de defesa naval nacional”, destaca Queiroz. 

 

 

Sobre a Águas Azuis 

As empresas integrantes da Águas Azuis possuem um sólido e longo histórico de relacionamento com o Brasil, além de forte presença em vários outros países. A thyssenkrupp Marine Systems está fornecendo a tecnologia naval de sua comprovada plataforma de construção de navios de defesa da Classe MEKO®, já utilizada em 82 embarcações em operação em Marinhas de 15 países, entre eles Portugal, Grécia, Austrália, Argentina e Argélia. 

A Embraer Defesa e Segurança é responsável por integrar alguns sensores e armamentos ao sistema de combate, incorporando ao Programa seus mais de 50 anos de experiência em soluções de tecnologia de sistemas e suporte em serviço. Já a Atech, empresa do Grupo Embraer, especializada em engenharia e integração de sistemas, é responsável pelo desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento de Combate (CMS), do Enlace de Dados Tático e pelas  atividades de Integração e Testes do sistema de combate, em parceria com a ATLAS ELEKTRONIK, subsidiária da thyssenkrupp Marine Systems, e também do Sistema Integrado de Gerenciamento da Plataforma (IPMS), em parceria com a L3Harris. A Atech participa, em conjunto com a Marinha do Brasil, do processo de Transferência de Tecnologia destes Sistemas, atividade de grande importância que permitirá dispor dos conhecimentos e ferramentas para operar e manter os sistemas do navio no futuro. 

A aliança naval entre a thyssenkrupp Marine Systems e a Embraer Defesa & Segurança também permitirá criar bases para a exportação de produtos de defesa naval a partir do Brasil.