Aldeias Infantis SOS capacita mulheres com conhecimento de costura e modelagem

Foto: Divulgação Aldeias Infantis SOS

Em regiões marcadas pela vulnerabilidade social, como o município de Caicó (RN), mulheres frequentemente enfrentam obstáculos significativos para adquirir capacitação e educação. Limitações econômicas, acesso restrito a recursos educacionais e a prevalência de desigualdades estruturais convergem para criar um cenário desafiador. A falta de oportunidades pode perpetuar um ciclo no qual as mulheres têm dificuldade em buscar capacitação profissional e avançar nos estudos, impactando negativamente não apenas seu desenvolvimento pessoal, mas também restringindo suas opções de emprego e contribuindo para a reprodução de diversas vulnerabilidades socioeconômicas.

Com foco nessas questões, a Aldeias Infantis SOS em Caicó, com o apoio do SEBRAE, desenvolveu o projeto Grupo de Mulheres: Encanto do Seridó, que tem como objetivo principal desenvolver habilidades de costura e modelagem, proporcionando às participantes ferramentas essenciais para empreender no setor têxtil.

A iniciativa visa não apenas desenvolver competências técnicas, mas também fortalecer o papel econômico das mulheres, emponderando-as a serem agentes ativas na geração de renda e no crescimento sustentável de suas comunidades.

Além do apoio do SEBRAE e parceiros do município, o projeto também contou com o Sindicato da Indústria de Bonés e Chapéus do Estado do Rio Grande do Norte, Sindibonés, que doou resíduos de bonés para a produção dos itens fabricados na iniciativa. Com o aprendizado de técnicas em máquinas de costura reta doméstica e reta industrial, galoneira, overloking e máquina de corte, as participantes produzem bolsas, cachepôs, almofadas, capas de cadeira, cortinas, conjuntos de cama e de cozinha.