Aldeias Infantis SOS recebe Selo de Direitos Humanos e Diversidade

Foto: Divulgação Aldeias Infantis SOS

A Aldeias Infantis SOS recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Selo de Direitos Humanos e Diversidade em reconhecido do trabalho de acolhimento às famílias migrantes da Venezuela e do Afeganistão.

O Programa Brasil Sem Fronteiras, desenvolvido pela Organização em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, teve início em 2018 para apoiar os migrantes venezuelanos, e foi ampliado em setembro de 2022, com a chegada das primeiras famílias afegãs no país. Desde então, mais de 4,4 mil pessoas, totalizando 1,2 mil famílias, encontraram refúgio e apoio. Os venezuelanos se encontram nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, enquanto os afegãos estão acolhidos em Poá (SP).

“A conquista do Selo dos Direitos Humanos e da Diversidade pelo segundo ano consecutivo ratifica o cuidado humanizado e individualizado que a Aldeias Infantis SOS oferece às famílias de refugiados venezuelanos e afegãos. Aqui, além do suporte com a moradia e alimentação, as pessoas recebem auxílio para ingressar nas políticas públicas de assistência social, de educação e saúde”, destaca Sérgio Marques, Sub-Gestor Nacional e Responsável pela Área de Advocacy da Organização.

O programa oferece suporte aos migrantes com moradia adequada e alimentação e contam com acesso a serviços de assistência social, saúde, educação, documentação, trabalho e renda, atualização da carteira de vacinação, aulas de português, validação de diplomas entre outros buscando facilitar a integração na sociedade brasileira e no mercado de trabalho, para garantir os direitos daqueles que deixaram seus países em busca de segurança e dignidade.

Ao todo, foram 18 iniciativas reconhecidas dentro da categoria “Pessoas Migrantes”, umas das 12 que compõem o prêmio.