Aldeias Infantis SOS recebe visita do Alto Comissariado das Nações Unidas

Foto: Divulgação Aldeias Infantis SOS

Na segunda-feira, dia 08 de novembro, a Aldeias Infantis SOS em Rio Bonito (SP) recebeu a visita do Alto Comissário Assistente das Nações Unidas para Refugiados para Operações, Sr. Raouf Mazou, a segunda maior autoridade do ACNUR no mundo. 

O Sr. Mazou estava acompanhado de comitiva composta por altas autoridades, incluindo o Representante do ACNUR no Brasil, José Egas; o Sub-Representante do ACNUR no Brasil, Federico Martinez; a Sra. Maria Beatriz Bonna Nogueira, Chefe do ACNUR em São Paulo; autoridades regionais do ACNUR, Sílvia Sander e Gisele Netto; o Sub Gestor Nacional da Aldeias Infantis SOS, Sergio Marques, e o Gestor Territorial da organização, Carlos Alberto.  

A visita teve como objetivo conhecer os espaços de acolhimento às famílias venezuelanas e debater sobre os desafios e as melhores práticas em curso no Brasil no que se refere à proteção internacional e à integração local de populações em situação de refúgio.  

Desde 2018, a nossa organização é parceira do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e por meio deste trabalho humanitário, já apoiou mais de 2 mil pessoas, impactando diretamente em sua autonomia e desenvolvimento no Brasil. 

Em conjunto, as organizações apoiam as famílias venezuelanas desde os primeiros momentos em solo brasileiro, e também, realocando-as de Roraima a outras cidades, por meio da estratégia de interiorização. 

Além dos serviços de proteção e articulações com as redes de assistência social locais e atores governamentais, também é fornecido um apoio financeiro às famílias em situação de vulnerabilidade maior. Outras atividades incluem a facilitação ao acesso à documentação, serviços de saúde e educação e integração local. 

Além do acolhimento de imigrantes e refugiados em São Paulo, também desenvolvemos esse trabalho no Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Juiz de Fora (MG). 

Para apoiar a instituição, acesse o link.