Allianz aumenta receitas em 4,5% e atinge 36,5 bilhões de euros

Foto: Divulgação Allianz

“Nos primeiros nove meses deste ano, assistimos a um robusto crescimento em nosso volume de negócios e no lucro operacional, bem como no lucro líquido básico. Também fortalecemos ainda mais nossa posição em termos de solvência, registrando 212%. Nosso foco na execução e na eficiência operacional possibilita um crescimento rentável com margens saudáveis, e isso coloca a Allianz em uma trajetória excelente para atingir as metas. Estamos confiantes em confirmar nossa meta de lucro operacional prevista de 14,2 bilhões, mais ou menos 1 bilhão de euros. Nossa resiliência como empresa reflete as vantagens características de nossa escala global, nosso mix de negócios diversificado e os níveis mais elevados do setor em confiança e engajamento que conquistamos junto aos nossos stakeholders”, diz Oliver Bäte, CEO do Grupo Allianz.

“Os resultados deste trimestre, caracterizado por alta inflação e tensões geopolíticas, demonstram mais uma vez a força e a resiliência do nosso modelo de negócio diversificado. Nosso negócio de Ramos Elementares (P&C) exibiu um saudável crescimento interno, o qual manteve um bom equilíbrio entre aumentos nas taxas e maiores volumes. Demos apoio aos nossos clientes impactados pelo nível excepcionalmente elevado de catástrofes naturais, o que também afetou nossos resultados. O forte crescimento do PVNBP em nosso segmento de Vida/Saúde é a comprovação de que nossa proposta de valor é atraente para os nossos clientes, em um ambiente competitivo. Juntamente com as saudáveis margens de novos negócios, isso sinaliza boas perspectivas para a futura rentabilidade operacional. Em um ambiente caracterizado por inflação e volatilidade do mercado de capitais, nosso negócio de Gestão de Ativos registrou mais um trimestre com entradas líquidas positivas. O resultado operacional foi bem suportado por nossa base de ativos resiliente. Nossa capacidade de crescer e gerar retornos atraentes para nossos stakeholders conta com o apoio de uma excelente posição de capital com índice de solvência de 212%”, fala Giulio Terzariol, CFO do Grupo Allianz.

3T 2023:
 – Volume total de negócios cresce 4,5% e totaliza 36,5 bilhões de euros.
 – Lucro operacional atenuado em 14,6% registra 3,5 bilhões de euros; isso se deveu ao segmento de Ramos Elementares (P&C) ter sido afetado por um impacto de 7,3 pontos percentuais em seu índice combinado – o mais alto em 10 anos – por conta de catástrofes naturais.
– Lucro líquido básico dos acionistas fica em 2,1 bilhões de euros, após baixa de 29,3%.
9M 2023:
– Volume total de negócios sobe 4,7% e chega a 122,1 bilhões de euros.
– Lucro operacional cresce 3,6% e vai a 11 bilhões de euros, impulsionado principalmente pelo segmento Vida/Saúde.
– Resultado líquido básico dos acionistas é de 6,8 bilhões de euros, com alta de 25,5%.
– Índice de capitalização Solvency II melhora ainda mais e crava 212%, ante 201% no final do 4T 2022.
Previsão:
– Meta de lucro operacional para 2023 confirmada em 14,2 bilhões de euros, mais ou menos 1 bilhão de euros.
Outros aspectos:
– Recompra de ações de até 1,5 bilhão de euros perto de ser finalizada.