A notícia sobre a volta ao poder dos talibãs vem mexendo com a curiosidade dos alunos do Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão) localizada em Interlagos (São Paulo), para saberem mais sobre o fato, que foi levado para a sala de aula pelas turmas dos 9ºs anos ao Ensino Médio. O tema foi trabalhado em aula expositiva com debate no final por Carolina Bello, professora de Geografia. Além disso, toda a repercussão ganhou destaque nos cursos extras, em que as discussões são para encontrar soluções coletivas.
“Trabalhei a Guerra do Afeganistão no primeiro semestre com os 12ºs anos, juntamente com os conflitos armados no mundo, além de trabalhar uma modalidade de Atualidades com essas turmas. Mas, em todas as salas do 9º ano ao Ensino Médio, assim que o Talibã tomou o poder em Cabul, eu parei tudo o que estava fazendo para explicar o que estava acontecendo. E agora, voltamos novamente nesse episódio com os 12ºs anos”, diz Carolina, que também é professora de algumas disciplinas eletivas do Colégio Humboldt.
De acordo com Carolina, os alunos são ligados em acontecimentos internacionais e em toda a repercussão. “É também uma curiosidade para todas as turmas, pois é um problema que todos nós vivenciamos: estamos falando de uma situação de conhecimento geral, do mundo, e todos eles sempre querem estar a par do que está acontecendo”, avalia. “Sugiro uma lista de bons Podcasts para que os alunos acompanhem e eles ouviram um Podcast em português, do Petit Journal, sobre o Afeganistão, que explicava tudo o que aconteceu no país desde os anos 70 até os dias atuais”.
Neste semestre, a professora está trabalhando o tema “Geopolítica e Relações Internacionais” como matéria eletiva e no curso extra on-line “Humunited”, que é a preparação dos alunos para as simulações de discussões diplomáticas de conferências da Organização das Nações Unidas (ONU), eles discutiram em inglês sobre essa temática. Além de exercitar os conhecimentos da língua inglesa, eles também desenvolvem o pensamento crítico e a liderança. “No curso “Humunited”, estamos trabalhando a partir de metodologias ativas, com o uso de PBL (Problem Based Learning), que representa a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Como a temática ainda está sendo desenvolvida, a ideia é que os alunos escrevam um position paper sobre a posição dos Estados Unidos e da China quanto à retirada das tropas americanas e da OTAN do Afeganistão e as projeções geopolíticas decorrentes disso”, finaliza.