ams OSRAM lança LED RGB inteligente

Foto: Divulgação ams OSRAM

A ams OSRAM, líder global em soluções óticas, introduz nova tecnologia que simplifica a implementação de matrizes dinâmicas, com mudança de cor e intensidade de centenas de LEDs RGD na iluminação interior de veículos.

O novo OSIRE® E3731i RGB LED possui um core digital que possibilita comunicação de baixa latência em uma interface de barramento serial padrão com qualquer microcontrolador. A ams OSRAM também desenvolveu um novo Sistema De Protocolo Aberto (OSP, na sigla em inglês) rodando no OSIRE® E3731i. Usando o OSP, qualquer microcontrolador pode transmitir instruções para modular o brilho e cor individualmente para cada LED. O OSP está disponível para uso livre de licença e royalties por qualquer fabricante de carro, LED, sistema de iluminação ou microcontrolador.

Usando o OSIRE® E3731i LED e o OSP, fabricantes de automotivos podem realizar novos efeitos dinâmicos de iluminação no interior do carro. Até 1.000 LEDs podem ser conectados via conexão em cadeia (Daisy Chain), controlados por um microcontrolador. 

Hermann Senninger, Gerente Sênior de Produtos da ams OSRAM, disse: “A luz dinâmica promete adicionar valor para carros combinando mudanças na cor e brilho com efeitos de luz pulsante, respiratória ou em movimento, para fins decorativos ou funcionais. O OSIRE® E3731i e o OSP permitem ser implementadas luzes interiores dinâmicas com uma arquitetura simples, menos componentes, menos fios e com um menor preço de sistema. Esses benefícios já estão atraindo consumidores, e nós esperamos ver o produto implantado nas produções de veículos em breve.”

Inteligência construída em cada LED 

Cada LED RGB inteligente é caracterizado na fábrica e seus dados de desempenho óptico são armazenados na memória on-chip do LED. Isso torna mais fácil para os fabricantes automotivos realizar calibração de fim de linha de sistemas de iluminação interna e obter uniformidade e consistência ótica muito altas em matrizes de centenas de LEDs OSIRE® E3731i.

O OSIRE® E3731i agora está qualificado para o mais recente padrão AEC-Q102 Anexo 3.