Aplicativos da Dassault Systèmes permitem visualização de cenários de segurança em refeitórios

Foto: Pixabay

A Dassault Systèmes anuncia que a GEA, um dos maiores fornecedores mundiais de tecnologia para processamento de alimentos, está utilizando aplicativos SIMULIA conectados à plataforma 3DEXPERIENCE para simular o fluxo de ar em seu refeitório de funcionários em Oelde, Alemanha. O local está fechado desde março 2020 devido à pandemia de COVID-19 e o objetivo é compreender como reabri-lo com segurança para 1.900 funcionários.

Ao entender que o coronavírus se espalha por meio de gotículas no ar, a GEA queria examinar a disseminação de aerossóis em seu refeitório e visualizar diferentes cenários de segurança como parte de sua iniciativa “Volta ao Trabalho”, para reabrir totalmente todos os seus locais de trabalho. Ela trabalhou em conjunto com a Dassault Systèmes para construir um gêmeo virtual 3D (3D virtual twin) do refeitório com parâmetros que incluíam pessoas infectadas pelo vírus tossindo e espirrando, para simular o comportamento do fluxo de partículas pelo espaço. A GEA conseguiu simular virtualmente como o vírus pode se espalhar pelo ar, bem como contaminar superfícies como pratos, bandejas e mesas. O gêmeo virtual também revelou áreas inesperadas de alta concentração de vírus.

A GEA está agora utilizando os resultados da simulação para identificar e implementar uma estratégia de gerenciamento de risco eficaz para um ambiente de refeitório mais seguro. Isso inclui alterar entradas, saídas e layouts de assentos, separar a cozinha da área de alimentação, modificar o sistema de ventilação e adotar medidas de segurança adicionais que protegem os funcionários da cozinha.

“A simulação virtual nos forneceu uma valiosa experiência de aprendizado e terá um papel fundamental em nossa tomada de decisão, pois planejamos reabrir nosso refeitório, que é um espaço importante de reunião, para todos os nossos funcionários”, afirma Erich Nitzsche, Vice-Presidente de padrões e serviços de engenharia da GEA. “Os resultados de nossa colaboração com a Dassault Systèmes superaram nossas expectativas e mostraram uma história diferente do que esperávamos. Graças à simulação, podemos ter mais objetividade em nosso pensamento ao resolver problemas para garantir a saúde e segurança de nossos funcionários e reduzir os impactos negativos em nossos negócios. A seleção da Dassault Systèmes foi, para nós,  uma iniciativa vencedora”.

A GEA planeja compartilhar vídeos mostrando os resultados da simulação para os funcionários, para comunicar claramente por que e como novas medidas foram tomadas, além do papel da tecnologia nesta estratégia.

“Os mundos virtuais revolucionam nosso relacionamento com o conhecimento e abrem enormes possibilidades”, afirma Klaus Löckel, Diretor Executivo, EUROCENTRAL, da Dassault Systèmes. “Nossos aplicativos SIMULIA revelam o invisível ao representar o tempo e o espaço de um comportamento que evolui em seu ambiente. A GEA pode compreender e agir sobre esse comportamento em resposta à crise do coronavírus com um programa que prioriza o bem-estar dos funcionários”.