Após Voith realizar troca de cilindro monolúcido Irani reporta recorde de produção

Foto: Divulgação Voith

Realizada pela Voith, fornecedora completa para o mercado de papel, a instalação de um novo cilindro monolúcido na máquina de papel da Irani, na cidade de Vargem Bonita, em Santa Catarina, foi um sucesso. Os resultados superaram a expectativa e a empresa registrou um pico recorde na produção de papel especial.

Antes da instalação do novo cilindro, a Irani tinha média de produção de 90 toneladas por dia. Com o novo equipamento, o número atingido de produtividade em um único dia saltou para 112 toneladas. A tendência é a média aumentar gradativamente no decorrer do ano, com a curva de aprendizado crescente.

O projeto desenvolvido pela Voith, fornecedora completa para o mercado de papel, contemplou a troca do cilindro antigo – feito com ferro fundido – por um novo equipamento produzido com chapas de aço de carbono.

A opção pela troca dos cilindros se mostrou mais vantajosa economicamente do que o processo de retífica (metalização), pois o novo equipamento garantiu uma maior eficiência térmica à máquina. Esta melhoria foi conquistada por meio do aumento da pressão de vapor.

Com o novo cilindro, a Irani conseguiu também melhorar a qualidade do papel fabricado, já que os resultados de brilho e lisura foram potencializados, ampliando o valor agregado do produto final.

“A opção pela troca do cilindro, ao invés da retífica do equipamento existente, foi a mais acertada. Conseguimos ampliar a capacidade de produção gradativamente e ainda aumentar a qualidade do papel. O projeto desenvolvido pela Voith mostrou como é importante ter uma parceira com visão total do negócio”, destaca, João Santos, Gerente de Manutenção, da Irani.

Com mais de 150 anos de experiência no mercado papeleiro, a Voith é a principal parceira tecnológica dos fabricantes de papel no mundo. Com um olhar integral para todo o processo, a empresa consegue apresentar as melhores soluções que vão desde a manutenção de peças até a substituição completa de equipamentos.