Associação beneficente da Allianz incentiva crianças a realizarem atividades físicas

Foto: Divulgação Allianz

Patrocinadora dos Movimentos Olímpico e Paralímpico, a Allianz tem estimulado crianças em todo o mundo a praticarem atividades esportivas. Por meio do programa MoveNow, a companhia – em parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês) – visa apoiar e fortalecer os pequenos, facilitando o acesso ao esporte e oferecendo oportunidades para que se tornem e permaneçam ativos. A missão é preparar a próxima geração para o futuro, movendo seu corpo, mente e alma.

As ativações do programa MoveNow acontecem através de acampamentos juvenis e atividades e desafios esportivos. No Brasil, a ação foi realizada no dia 21 de novembro, na Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz Seguros (ABA), localizada na zona leste de São Paulo. Mais de 560 crianças entre 6 e 12 anos, atendidas pela instituição, tiveram um dia totalmente dedicado à recreação infantil, com brincadeiras alusivas aos jogos Olímpicos e Paralímpicos. Elas também receberam a visita de Ana Marcela Cunha e Bruno Fratus, medalhistas olímpicos e atletas do time Allianz.

Uma pesquisa feita pela Allianz em conjunto com o Comitê Olímpico Internacional demonstra que a atividade regular tem um elevado impacto no bem-estar mental e físico de crianças e jovens. O estudo ouviu 5 mil jovens entre 12 e 24 anos, e 2 mil pais, em 10 países (incluindo o Brasil). Os jovens entrevistados relataram que sentem que o esporte contribui para a concentração no ambiente escolar, enquanto os pais apontaram a melhora na saúde física e mental e na autoconfiança de seus filhos. Embora a maioria dos jovens reconheça os benefícios da prática esportiva, o nível de envolvimento nessas atividades continua baixo: menos de 20% deles afirmaram ser fisicamente ativos por cinco ou mais horas por semana.

“Com a evolução da tecnologia e diante dos novos comportamentos gerados pela pandemia de covid-19, as crianças e os adolescentes passaram a estar muito mais ligados às telas e pouco conectados com as atividades que movimentam o corpo. Na ABA, trabalhamos para que este cenário seja modificado”, declarou Rose Oliveira, Diretora da Instituição. Um dos pilares da Associação é promover atividades ligadas ao esporte e que impactam positivamente a saúde física, mental e emocional das crianças. No entanto, a prática esportiva na ABA vai além da técnica e dos jogos em si. “É um convite à sociabilidade, ao incentivo do trabalho em equipe, à disposição e à melhoria do humor. São os valores que estão por trás da atividade esportiva. Com o trabalho que acontece em quadra ou com as atividades lúdicas, as crianças acabam formando um sentimento de equipe, de amizade, de união, de superação e, também, de entender as frustrações, porque nem sempre você ganha”, pontuou.