Audi amplia postos de carregamento ultrarrápido para veículos elétricos na Alemanha com novo Charging Hub

Foto: Divulgação Audi

A Audi inaugura na cidade de Berlim, na Alemanha, a sua terceira estação de carregamento ultrarrápido para veículos elétricos. A marca das quatro argolas já possui postos de carregamento elétrico em Nuremberg (Alemanha) e Zurique (Suiça). A estação elétrica situada na capital alemã irá compartilhar a sua energia com o mercado de compras Frischeparadies, situado ao lado, em uma parceria de cooperação de eletricidade para uso do Charging hub da fabricante alemã. No futuro, ambos os estabelecimentos obterão energia a partir de uma linha de energia compartilhada, com base nas necessidades de carga. Equipado com baterias seminovas de veículos de testes da Audi desmontados, a estação de carregamento realiza a recarga das baterias somente em períodos em que o mercado exigir baixo consumo de energia. Assim, o sistema de controle de carga dinâmico e inteligente que a Audi desenvolveu internamente garante o uso eficiente da infraestrutura de energia existente. Ao selecionar o espaço, a Audi realizou uma análise detalhada para determinar a demanda no local com antecedência.

“Nosso sistema dinâmico de controle de carga nos permite mudar nossas demandas de energia para um horário do dia em que o mercado Frischeparadies está usando menos energia da rede”, explica Elias Hammer, Gerente da Audi responsável pelo lançamento em Berlim e pela integração do sistema de energia para o hub de carregamento da Audi. “Berlim é mais um exemplo do sucesso do nosso conceito de carregamento inteligente”, diz Ralph Hollmig, Gerente de Projeto do Hub de Carregamento da Audi. “Dessa forma, gerenciaremos todos os locais de hub da maneira mais eficiente e sustentável possível. Estamos trabalhando na otimização de energia. No futuro, imaginamos até usar o comércio inteligente para comprar eletricidade. Isso também significa, por exemplo, que compraremos eletricidade de fontes renováveis quando estiver acessível”, acrescenta Hollmig.

A unidade de armazenamento utiliza baterias seminovas oriundas de veículos de teste desmontados da Audi e permite que a marca das quatro argolas ofereça carregamento rápido sustentável onde quer que a rede elétrica tenha dificuldade para operar constantemente. O local oferece quatro pontos de carregamento de alta potência (HPC) de até 320 kW. Enquanto a infraestrutura de carregamento ultrarrápido convencional geralmente enfrenta longos intervalos de espera para os transformadores, o hub de carregamento Audi faz uso ideal da infraestrutura existente.

Experiências positiva em Nuremberg e Zurique

As estações já instaladas nas cidades de Nuremberg e Zurique revelam como os motoristas dos veículos elétricos da Audi, assim como de outras marcas, estão abraçando o conceito de carregamento ultrarrápido urbano, desenvolvido pela marca das quarto argolas.

Em Nuremberg, a Audi opera desde 2021 o seu amplo hub de carregamento com seis pontos de carregamento e um salão de 200 metros quadrados. A taxa retorno dos clientes é de 70%. “Os clientes integraram o carregamento no hub em sua rotina diária”, afirma Hollmig. A Audi contabilizou mais de 60 cargas por dia na cidade de Nuremberg; em média, o primeiro hub de carregamento da Audi registra 36 cargas diárias. Cerca de metade dos usuários chega ao hub em um modelo elétrico da Audi. “Quando lançamos o hub de carregamento da Audi em dezembro de 2021, quase ninguém previu esse nível de sucesso. No final de janeiro de 2023, já tínhamos nosso 10.000º visitante em Nuremberg”, relata Hollmig. “Também em Zurique, estamos observando uma demanda igualmente alta. Esses números validam completamente nosso conceito de carregamento urbano como uma alternativa eficiente às soluções domésticas”.