Audi atinge recorde de lucro operacional em ano fiscal 2022

Foto: Divulgação Audi

O Grupo Audi encerrou o ano fiscal de 2022 com um resultado recorde em um ano em que a empresa continuou seu caminho para se tornar um fornecedor líder de mobilidade premium totalmente elétrica e conectada. A receita aumentou 16,4% e atingiu o recorde de 61,8 bilhões de euros, enquanto o lucro operacional subiu quase 40% e alcançou o recorde histórico de 7,6 bilhões de euros. A margem operacional aumentou dos 10,4% do ano passado para 12,2%, e o fluxo de caixa líquido atingiu 4,8 bilhões de euros, o segundo maior valor da história da empresa.

Os principais impulsionadores do forte desempenho financeiro deste ano incluíram uma gestão de crise consistente em um ano marcado por desafios globais, uma posicionamento eficiente de precificação e resultados consistentes das marcas Bentley, Lamborghini e Ducati. No ano de 2022 também ocorreu um aumento expressivo na venda de veículos totalmente elétricos. Em 2023, a Audi lançará a maior campanha de produtos da história da empresa, começando com a futura série de modelos Q6 e-tron. Será o primeiro modelo elétrico baseado na Premium Platform Electric (PPE).

“A nossa estratégia global Vorsprung 2030 fornece as respostas certas, mesmo em tempos de múltiplas crises”, afirma Markus Duesmann, CEO da AUDI AG. “Estamos focando a Audi na sustentabilidade e avançando sistematicamente na digitalização e eletrificação de nossos produtos.”

Crescimento gradativo e consistente em veículos elétricos

Em 2022, o Grupo Audi voltou a ter um crescimento significativo nas entregas de modelos totalmente elétricos. Com um aumento de cerca de 44% nas entregas de carros totalmente elétricos (118.196 unidades), o grupo avança em sua estratégia de eletrificação. A maior demanda por veículos elétricos refletiu na alta da parcela de veículos totalmente elétricos entregues, que aumentou de 4,8% em 2021 para 7,2% no ano passado. Com o lançamento da Premium Platform Electric (PPE), a Audi enfatiza seu compromisso de se tornar o fornecedor líder de mobilidade premium conectada e totalmente elétrica. Desenvolvida em conjunto com a Porsche, a plataforma é um componente chave para expandir a gama global de carros elétricos da Audi. A futura série de modelos Q6 e-tron, o primeiro modelo de produção do Grupo baseado no PPE, será apresentada no segundo semestre de 2023.

“Com o Audi Q6 e-tron, a mobilidade elétrica está vindo de Ingolstadt pela primeira vez”, afirma Duesmann. “Neste sentido, também estamos construindo uma instalação de montagem de baterias no local. Isso nos permitirá manter um importante know-how aqui na Alemanha e treinar nossos funcionários em futuras instalações.”

Uma prévia do ano fiscal de 2023

“A Audi demonstrou grande solidez financeira em 2022, apesar das condições globais desafiadoras, e quebrou recordes de receita e lucro operacional”, disse o CFO da Audi, Jürgen Rittersberger. “Esses resultados nos dão confiança de que continuaremos a atingir nossas ambiciosas metas estratégicas no futuro.” Atualmente, o grupo espera manter constante desenvolvimento no ano fiscal de 2023 considerando que o abastecimento de peças e desempenho econômico global estejam estáveis.

Devem ser entregues aos clientes das marcas do grupo entre 1,8 e 1,9 milhões de carros, enquanto a receita deve atingir um novo nível recorde entre 69 bilhões de euros e 72 bilhões de euros. Espera-se que a margem operacional fique entre 9 e 11 por cento. O Grupo Audi espera que seu fluxo de caixa líquido fique entre 4,5 bilhões e 5,5 bilhões de euros, o que representa a continuidade do forte desempenho dos últimos anos.

O relatório pode ser acessado na íntegra pelo link.