Audi e Litro de Luz levarão iluminação solar para comunidades do litoral sul de São Paulo

Foto: Divulgação Audi

A Audi do Brasil, a ONG Litro de Luz e a Audi Environmental Foundation, braço filantrópico da AUDI AG que apoia projetos inovadores em prol do meio ambiente, se uniram para um projeto social que terá um impacto marcante na vida dos moradores do litoral sul de São Paulo. Entre os dias 07 e 10 de setembro, será realizada a doação de 180 equipamentos de iluminação, entre lampiões e postes de energia solar, para comunidades carentes e sem acesso à luz elétrica permanente situadas nas cidades de Mongaguá, Peruíbe, Itanhaém, Cananeia e Ilha do Cardoso. No total, estima-se que 147 famílias de 12 comunidades distintas sejam beneficiadas. A instalação e entrega completa dos equipamentos ocorrerá até o fim deste ano.

“Para quem usufrui de eletricidade em abundância, imaginar uma realidade sem esse recurso básico é um exercício diário de empatia. Nós tivemos uma experiência reveladora ao testemunharmos na prática a rotina sem luz das comunidades ribeirinhas da Amazônia (AM), e foi gratificante perceber o impacto positivo que trouxemos aos moradores locais em suas tarefas mais simples”, descreve Antonio Calcagnotto, Responsável pela área de Assuntos Institucionais e Sustentabilidade da Audi do Brasil.

“Este projeto joga luz sobre uma realidade que infelizmente ainda existe em diversas partes do mundo. Sustentabilidade e inclusão social integram o pilar de ESG da Audi AG, e essa iniciativa reflete o nosso compromisso em melhorarmos, por meio de tecnologias elétricas e neutras em emissão de carbono, as condições básicas de segurança, saúde e alimentação nessas comunidades”, afirma o Dr. Rüdiger Recknagel, Porta-Voz do Conselho de Administração da Audi Environmental Foundation, fundada em 2009 com o objetivo de apoiar projetos inovadores em prol da proteção ao meio ambiente.

Para cada comunidade serão apresentadas duas soluções: o lampião e o poste solar. O lampião possui uma estrutura de PVC, com garrafa PET, uma bateria, lâmpadas de LED e um tamanho adequado que possibilita mobilidade durante as atividades noturnas, dentro e fora da casa dos comunitários. Já o poste solar é montado com bateria de lítio (de alta performance e baixa manutenção) e posicionado em lugares estratégicos com grande movimentação de pessoas nas comunidades. Ambos utilizam placas solares para carregamento e, no caso dos postes, permanecem acesas por toda a noite, com o carregamento automático diurno.

A metodologia utilizada pela ONG Litro de Luz faz com que o processo de montagem seja realizado através do engajamento com as comunidades, pelos próprios moradores, desta forma, eles criam um laço e cuidam das soluções para que durem o máximo de tempo possível. Embaixadores locais são formados em cada comunidade para que o contato com a ONG seja permanente e as soluções tenham a atenção necessária durante o uso. Além da manutenção, uma das exigências da Audi Environmental Foundation, foi de que as baterias, ao perderem capacidade e possibilidade de uso, sejam devolvidas para reciclagem e o Litro de Luz trabalhará para substituição imediata.

O processo do Litro de Luz Brasil contempla ainda as fases de visitas às comunidades para engajar os residentes, treinamento de embaixadores na região para representar a organização, mapeamento dos locais para implementação das soluções de iluminação, treinamento e instalação com os residentes, pesquisa para avaliar o impacto gerado e suporte para futuras manutenções – até mesmo o processo de logística reversa das baterias está contemplado.