Audi RS Q e-tron conclui Rally Dakar 2022 com sucesso e inicia uma nova era

Foto: Divulgação Audi

O carro de corrida mais complexo da história da Audi passou por seu batismo de fogo no Rally Dakar 2022. Todos os carros Audi RS Q e-tron dominaram o rali off-road mais difícil do mundo em sua estreia na Arábia Saudita. No total, os três modelos percorreram cerca de 24.000 quilômetros no deserto – quase três vezes os 8.700 quilômetros de teste que a Audi havia completado anteriormente. Mattias Ekström/Emil Bergkvist terminaram em nono lugar em Jeddah como a melhor equipe de pilotos da Audi em uma edição exigente no deserto. Com a chegada da mobilidade elétrica, a Audi deu início a uma nova era no rali off-road.

“A Audi cumpriu seu papel pioneiro no Rally Dakar desde o início”, diz Oliver Hoffmann, Membro do Board da Audi para Desenvolvimento Técnico. “O conceito de acionamento alternativo do Audi RS Q e-tron satisfez todas as expectativas com sua transmissão elétrica, bateria de alta voltagem e conversor de energia altamente eficiente. Por mais de quatro décadas, nossa marca tem impressionado repetidamente com suas inovações no automobilismo – inclusive no rali mais difícil do mundo”. A Audi desenvolveu o RS Q e-tron para estar pronto para operar em pouco mais de um ano. Graças ao trem de força elétrico altamente eficiente, os três carros de corrida puderam competir na nova classe T1 Ultimate para veículos de baixa emissão. Os protótipos da Audi fizeram história como os primeiros representantes desta nova classe e alcançaram vitórias nas etapas.

Stéphane Peterhansel, o piloto recordista com 14 títulos em Dakar, resumiu o entusiasmo que a unidade inspira: “Eu dirigi muitos conceitos no deserto, mas o Audi RS Q e-tron é simplesmente sensacional nas dunas. O acionamento elétrico com seu bom torque se adapta perfeitamente ao meu estilo de dirigir”. O francês, que competiu com seu compatriota Edouard Boulanger, venceu a décima etapa com o Audi RS Q e-tron. 

Carlos Sainz, navegado por seu compatriota Lucas Cruz, conquistou a primeira vitória do Audi RS Q e-tron na exigente rota de Al Artawiya para Al Qaisumah. Oito dias depois, ele conseguiu sua segunda vitória na segunda etapa.  O espanhol, bicampeão mundial de rali e com três vitórias em Dakar, ficou sem chance na classificação geral desta vez, apesar dos bons resultados individuais. Já no segundo dia, um roadbook impreciso levou a muitos erros de navegação em todo o campo. Carlos Sainz e Lucas Cruz, portanto, perderam 2:22 horas e terminaram na décima segunda posição.

No mesmo lugar, Mattias Ekström e o co-piloto Emil Bergkvist também perderam 1:45 horas na busca pelo caminho certo. Os suecos, que estavam competindo apenas pela segunda vez e na categoria de carros pela primeira vez, ficaram satisfeitos por terem tido excelente progresso e grande aprendizado. 

A equipe Audi Sport realizou a preparação e a operação de sucesso em cooperação com a Q-Motorsport. A equipe de Sven Quandt tem uma experiência de várias décadas em Dakar. “Sou grato à Audi por nos permitir realizar este ambicioso projeto e ter alcançado estes resultados juntos desde o início”, disse Sven Quandt, Diretor Geral e Diretor da Equipe Q-Motorsport.

“Nossas equipes ganharam quatro etapas e conquistaram um total de 14 resultados no pódio nas classificações diárias. Isto excede claramente nossas expectativas para a primeira participação no Dakar”, diz Julius Seebach, Diretor Geral da Audi Sport GmbH e responsável por automobilismo na Audi. “A vitória histórica de Carlos Sainz com o Audi RS Q e-tron já no terceiro dia é a recompensa por este trabalho árduo e ressalta a capacidade do nosso carro de vencer. Assim, a Audi é a primeira equipe a alcançar uma vitória de etapa com um conceito de acionamento elétrico. Depois deste desempenho já no primeiro ano, a vitória geral no próximo Dakar é claramente nossa meta.”