Aumenax®: solução da BASF para o controle das principais doenças da soja

Foto: Divulgação / BASF

As doenças causadas por fungos podem causar perdas severas nas lavouras de soja, reduzindo a produtividade do cultivo. Comprometida com o legado da agricultura brasileira, a BASF apresentou na 32ª edição do Show Rural Coopavel o fungicida Aumenax® como nova ferramenta para o manejo eficiente de doenças. O evento aconteceu de 03 a 07 de fevereiro em Cascavel, oeste do Paraná.

A solução é indicada para o controle da mancha-alvo e para o manejo de resistência da ferrugem asiática, proporcionando mais produtividade e longevidade do cultivo. A novidade estará disponível para os agricultores na safra 2020/21.

Aumenax® é voltado para as primeiras aplicações de fungicidas nas lavouras de soja. A tecnologia destaca-se pela conveniência e eficiência. É uma formulação líquida de baixa dosagem, fácil diluição e que não causa entupimento nas pontas do pulverizador.

“A solução possui alta performance para o controle das principais doenças da soja, como a mancha-alvo e a ferrugem asiática. A formulação inovadora foi desenvolvida para ser uma grande aliada no manejo eficiente da lavoura e para dar mais praticidade e conveniência para o agricultor”, afirma Hélio Cabral, gerente de Marketing de Soja da BASF.

Se o manejo não for feito de maneira correta, a mancha-alvo pode causar perdas de aproximadamente 40% de produtividade na lavoura de soja. A incidência da doença tem aumentado nas últimas safras provocando perdas significativas no rendimento de grãos. As manchas nas folhas e a desfolha são os principais sintomas da doença que é causada por fungo que infecta mais de 400 espécies de plantas, o que dificulta o seu controle.

Já as perdas com a ferrugem asiática podem atingir até 90% no rendimento de grãos das lavouras de soja se não houver o manejo adequado. Por se tratar de uma doença muito agressiva, as aplicações preventivas são indicadas para um controle eficiente. A doença pode ocorrer em qualquer fase de desenvolvimento das plantas. Além dos danos causados nas folhas, há prejuízos à formação e ao enchimento de vagens, com redução do peso final dos grãos, comprometendo o resultado final.

É importante que o agricultor mantenha o monitoramento constante na lavoura de soja para poder tomar a melhor decisão em relação ao melhor momento de controle.

“Como empresa líder em inovação e comprometida com o legado da agricultura brasileira, a BASF oferece ao mercado mais uma ferramenta para o manejo eficiente de doenças nas lavouras, complementando ainda mais o nosso portfólio para o cultivo da soja. O lançamento é resultado do investimento de mais de € 900 milhões por ano em pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras”, afirma Eduardo Novaes, diretor de Marketing da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF.

O fungicida Aumenax® faz parte do robusto pipeline da BASF para o cultivo da soja. Até 2030, a empresa deve realizar mais de 30 lançamentos no Brasil entre soluções de proteção de cultivos e traits de sementes, além de dezenas de variedades de soja, algodão e diversas ferramentas digitais. “Com o agricultor no foco das nossas ações, desenvolvemos inovações para suprir as necessidades dos cultivos. O pipeline da BASF está voltado para a oferta de soluções integradas que auxiliem na maior produtividade e rentabilidade do negócio do cliente”, enfatiza Eduardo Novaes.