Banco do Brasil firma parceria com Giesecke+Devrient para testar pagamentos offline com DREX

Foto: Pixabay

O Banco do Brasil (BB) firma parceria com a empresa de segurança tecnológica Giesecke+Devrient (G+D) para testar uma solução de pagamento offline dentro do escopo do projeto piloto DREX. Isso permitirá a exploração de casos de uso de pagamento em situações onde não há conexão com a internet ou rede elétrica. Um dos principais objetivos deste projeto é estender o acesso a serviços financeiros aos brasileiros com acesso limitado ou nenhum acesso à Internet, fornecendo uma solução de pagamento complementar ao dinheiro.

O pagamento à vista é o segundo meio de pagamento mais utilizado no Brasil, atrás do meio de pagamento imediato PIX do Banco Central do Brasil, enquanto nas classes socioeconômicas D e E o dinheiro é o meio de pagamento mais utilizado. Em tempos de progressiva digitalização, uma solução que permita a realização de pagamentos sem a necessidade de conexão com a internet tem grandes chances de impulsionar a inclusão financeira no Brasil. O Banco Central do Brasil planeja lançar o CBDC (moeda digital de banco central, na sigla em inglês) DREX até o final de 2024. Isso daria à população um complemento ao dinheiro, permitindo-lhes pagar de forma digital e segura, sem ter uma conta bancária.

Com este passo, o Banco do Brasil com o apoio da G+D pretende explorar ainda mais o potencial da plataforma DREX fornecida pelo Banco Central durante o piloto brasileiro do CBDC. Em projetos-piloto anteriores, como a fase de teste off-line do CBDC do e-HKD de Hong Kong, a G+D já testou fatores importantes como “capacidade off-line” e “interoperabilidade”, que são cruciais para o sucesso de uma moeda digital. Isto inclui garantir transações tranquilas e seguras em todas as circunstâncias, permitindo ao mesmo tempo que os consumidores utilizem a sua rede preferida e carteira digital para transações. Com essas principais descobertas, o BB e a G+D testarão agora uma solução adicional de pagamento digital off-line dentro do piloto DREX que também beneficiará pessoas em áreas remotas, como regiões florestais, ribeirinhas e rurais. Também permitirá a realização de pagamentos em situações de crise, como cortes de energia ou de internet, onde anteriormente o dinheiro era a única opção.

O objetivo inicial da parceria é testar a viabilidade da tecnologia e a sua aderência à futura plataforma DREX. “A validação de uma solução de pagamento offline paralelamente ao desenvolvimento do DREX permitirá ao BB explorar novos modelos de negócios utilizando o CBDC brasileiro, principalmente em locais com infraestrutura precária”, afirma Rodrigo Mulinari, Diretor de Tecnologia do BB.