Barbara Konner assume oficialmente como 1ª mulher a liderar a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo

Foto: Divulgação AHK São Paulo

Desde a sua fundação a instituição havia contado somente com mulheres em cargos honorários em sua Vice-Presidência

Após a Assembleia Geral Ordinária da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), realizada na quinta-feira (23), a instituição pôde oficializar Barbara Konner como sua 1ª Vice-Presidente Executiva da história.

O universo de cooperação bilateral com a Alemanha não é novidade para a executiva: Barbara assumiu o novo desafio em São Paulo após 12 anos à frente da operação da câmara alemã na Argentina.

Formada em Economia e Ciências Políticas pela Universidade de Colônia na Alemanha, ela completou seus estudos universitários na Espanha e na Argentina como bolsista do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Ao longo de sua carreira profissional passou por instituições como a GIZ, a EXPO 2000 Hannover e a Embaixada Chilena na Alemanha. Desde 2002, está diretamente conectada ao mundo das câmaras alemãs tendo sido Diretora para as Américas do Norte e do Sul na Câmara Alemã de Indústria e Comércio (DIHK). Em 2011, assumiu o cargo de Vice-Presidente Executiva da câmara alemã na Argentina.

Agora Konner assume a posição como sucessora de Thomas Timm que gerenciou a AHK São Paulo por 18 anos.

Barbara compartilhou que vê com grande expectativa o novo desafio à frente da instituição que figura atualmente entre as maiores e mais significativas câmaras na rede mundial de câmaras alemãs composta por 140 escritórios espalhados por 92 países. “O Brasil pode desempenhar um novo papel na economia global como consequência das atuais mudanças geopolíticas. Neste contexto, há muitas oportunidades para as empresas. Usar o impulso atual para os interesses econômicos alemães e dar um novo incentivo às relações bilaterais é um desafio interessante, pelo qual estou muito animada“, afirmou Konner.

Apesar de ser a primeira mulher a assumir o cargo na instituição, Konner integra o trio de mulheres que representam as principais instituições alemãs no Brasil. Ao lado de Martina Hackelberg, Cônsul Geral da Alemanha em São Paulo, e Gloria Rose, Diretora da Germany Trade in Invest no Brasil, Konner contribuirá para a intensificação do relacionamento da AHK São Paulo com autoridades do Brasil e da Alemanha em prol das propostas da economia alemã para um Brasil mais competitivo.

Mais sobre Barbara Konner

  1. Aplicativo sem o qual não vive: WhatsApp!
  2. Se pudesse ter outra carreira, qual escolheria: Eu amo meu trabalho e escolheria a mesma trajetória de carreira.
  3. O que faz no fim de semana: Ioga e jardinagem
  4. Time do coração: A seleção da Alemanha
  5. Prato preferido: Rösti com salmão e coalhada de ervas aromáticas
  6. Livro de cabeceira: Homo Deus (Yuval Noah Harari)
  7. Uma série de TV ou filme: Hidden Talents, filme de Theodore Melfi baseado no livro de não-ficção com o mesmo título de Margot Lee Shetterly
  8. Uma banda ou artista musical: Format:B
  9. Que habilidade é essencial na busca por um talento: Lealdade
  10. O que tira o seu sono: Trovões e relâmpagos
  11. O momento mais marcante na AHK: A celebração da AHK em 2021, após o longo lockdown em razão da pandemia do Coronavírus
  12. Sua trajetória na AHK em uma palavra: Gratificante