BASF anuncia a sua primeira marca de sementes de arroz

Foto: Divulgação BASF

Lidero é a nova marca de sementes de arroz da BASF. A Liderooferecerá aos agricultores brasileiros sementes híbridas de arroz, comercializadas de forma verticalizada e por meio dos canais de distribuição da BASF a partir da safra 2021/22. Para os próximos anos, os agricultores de outros países da América Latina também poderão contar com cultivares Lidero.

Com a nova marca, a empresa lança no mercado o híbrido BRH0523 CL, que tem como características o ciclo precoce, alto potencial produtivo e qualidade de grãos. A novidade vem acompanhada da tecnologia Clearfield®, utilizada em aproximadamente 80% das áreas de arroz irrigado do país para o controle de plantas daninhas no cultivo.

O lançamento da marca, que é inédito para a BASF, reforça o compromisso da empresa em entregar soluções completas e integradas para os rizicultores do país.

Para Hugo Borsari, Diretor de Sementes da BASF para América Latina, o arroz é um dos cultivos prioritários para a empresa que aposta na importância dos sistemas produtivos. “O sistema soja-arroz beneficia os agricultores que podem ter um planejamento de longo prazo, visando a longevidade das lavouras. Este lançamento realizado primeiramente no Brasil coloca a BASF como parceira que participa de todas as fases do cultivo e oferece soluções conectadas às necessidades dos nossos clientes”, explica Borsari.

Na safra 2020/21, a companhia já havia apresentado ao mercado suas sementes híbridas de arroz (BRH0222 CL e BRH0522 CL). “Os híbridos da BASF já estão sendo cultivados em mais de 100 áreas comerciais, com expectativa de excelente produtividade e qualidade de grão. Há um ano, a BASF apresentou 02 novas cultivares de arroz híbrido, resultado de um alto investimento em pesquisas e parcerias. Agora, temos uma marca própria e vamos continuar investindo nesta tecnologia”, explica José Mauro Costa Rodrigues Guma, gerente de Sementes de Arroz e Trigo da BASF.

A empresa investe globalmente cerca de 900 milhões de euros, por ano, em pesquisa e desenvolvimento para trazer tecnologias que atendam às necessidades dos agricultores e contribuam para o seu legado. A BASF seguirá com a marca Lidero™ e com o mercado de licenciamento de tecnologia, além de manter parcerias com institutos de pesquisas públicos e empresas do segmento de apoio à inovação no setor. Nos próximos anos, os híbridos de arroz também vão contar com a tecnologia Provisia®, para o controle de plantas daninhas de folha estreita.