BASF apresenta nova coleção de Tendências de Cores Automotivas 2022-2023

Foto: Divulgação BASF

Todos os anos os designers da Divisão de Tintas da BASF desenvolvem um estudo de tendências de cores automotivas com o objetivo de inspirar outros designers no mundo todo. A nova coleção 2022-2023, chamada NEW ARRAY, vem com tonalidades inovadoras com um foco ainda maior em sustentabilidade e funcionalidade, seguindo ainda em direção a espaços de cores novas e excitantes.

O título NEW ARRAY refere-se ao processo cuidadoso de sistematizar valores e de resposta a novas necessidades. A ideia é pensar em uma escada: é um tipo de transporte que não pertence ao andar anterior nem ao seguinte, levando o passageiro a um espaço liminar intermediário. Esta coleção mergulha nesse espaço visando o futuro da mobilidade.

“A América do Sul está muito bem representada neste estudo com uma cor muito elegante, influenciada por elementos naturais e metais preciosos, e que traz uma energia natural e inspiradora”, comenta Marcos Fernandes, Diretor de Tintas Automotivas da BASF para a América do Sul.

A cor chave para a América do Sul, chamada COSY VALUES, traz um bege acobreado e tem um brilho cintilante que se adequa muito bem em carros de menor porte, que são populares na região. A cor ostenta o orgulho da inovação artesanal, com a delicadeza e o cuidado para realçar ao máximo o que o espaço pode oferecer.

Américas – Visões de progresso

A sociedade está lutando com sua tensão direcional, seja para se mover em uma estética radicalmente diferente sem perder o contato com aparência sofisticada e efeitos atraentes. Visões de progresso emanam das cores das Américas com profundidade, textura e compatibilidade. Expressões de opções naturais e simplificadas convidam tanto indivíduos quanto comunidades a abraçar espaços liminares.

“Lidando com uma infinidade de emoções e condições associadas tanto às identidades individuais quanto comunitárias, pode-se encontrar consolo e aceitação além dos limites típicos da vida tangível”, diz Liz Hoffman, Diretora de Design Automotivo para as Américas. “Passar pela incerteza liminar pode, em última análise, proporcionar bases e oportunidades para vislumbrar o futuro”.

EMEA – As portas das possibilidades estão abertas

As cores da Europa, Oriente Médio e África atingem alta cromaticidade com novos pigmentos espetaculares, permitindo novas tonalidades lindas e intensas. Os tons mais escuros são finos e suaves. As tonalidades de cores neutras brincam com um visual virtual, adicionando informações de cores sutis. Os efeitos estão lá para apoiar a ideia e a impressão visual.

“Em geral, a identidade é mostrada não apenas por meio da singularidade, mas também na capacidade de sutilmente estender o caráter único de diversas posições ou efeitos de cores”, explica Mark Gutjahr, Diretor de Design de Cores Automotivas, EMEA.

Ásia Pacífico – Em um espaço liminar

Estando em um espaço liminar, as cores da Ásia Pacífico nos trazem conforto, felicidade, diferenciais e soluções que refletem a individualidade humana, que está se expandindo e ganhando importância. Elas mostram às pessoas como viver suave e vividamente com suas próprias narrativas.

“As cores da Ásia Pacífico moldam um futuro positivo e realista. Elas desenham sua própria história, permitindo que você se alinhe com sua identidade colorida longe das pressões sociais”, comenta Chiharu Matsuhara, Diretor de Design Automotivo da Ásia Pacífico.