BASF comemora 20 anos da fábrica de catalisadores em Indaiatuba

Foto: Divulgação BASF

A unidade da BASF de Indaiatuba, em São Paulo, comemora, neste ano, 20 anos como fabricante de catalisadores para motores a combustão de veículos (carros, motos e caminhões) para as principais montadoras da América do Sul. Com cerca de 100 colaboradores próprios e 50 contratados, a localidade tem 24 mil m² de área.

Inaugurada no início do ano 2000 com 20 funcionários e duas linhas de produção de catalisadores automotivos, a fábrica da BASF em Indaiatuba produziu desde então mais de 20 milhões de catalisadores, que contribuíram para eliminar cerca de 38 milhões de toneladas de poluentes das emissões de automóveis, caminhões e motocicletas do Brasil e países vizinhos.

Na década de 1970, a BASF foi uma das primeiras empresas a liderar os estudos sobre emissões de poluentes e é a responsável por uma importante inovação no setor automotivo: o catalisador de “três vias”.  Considerado o dispositivo mais importante já inventado no combate à poluição, ele é um componente fundamental nos veículos capaz de reduzir mais de 95% dos poluentes produzidos pelos motores à combustão a álcool, gasolina e diesel, incluindo automóveis, caminhões e motocicletas.

“O propósito da BASF é criar química para um futuro sustentável. Por isso, temos muito orgulho da empresa ter desenvolvido essa invenção revolucionária para a humanidade e o meio ambiente, que é o catalisador”, comenta Letícia da Rocha Mendonça, diretora da unidade de negócios de catalisadores da BASF.

Os catalisadores promovem uma reação química que transformam os gases hidrocarbonetos (HC), monóxidos de carbono (CO) e óxidos de nitrogênio (NOx), produzidos na combustão, em água e gases não tóxicos, como o gás carbônico (CO2) e nitrogênio (N2). Desde que foram inventados, os catalisadores da BASF contribuíram para que carros, motos e caminhões deixassem de lançar no ar mais de 1,3 bilhão de toneladas de poluentes em todo o mundo. Por conta da importância dos catalisadores para o planeta, a BASF recebeu da ONU o Prêmio da Década de 1980 e a Medalha Nacional de Tecnologia pela invenção.