BASF expande portfólio de tensoativos certificados à base de óleo de palma sustentável

Foto: Divulgação BASF

O negócio de Cuidados Domésticos, I&I e Formulações Industriais da BASF expandirá, de forma significativa, seu portfólio de tensoativos com certificações RSPO (Rountable on Sustainable Palm Oil). Sendo um dos primeiros membros da RSPO, a BASF ressalta, seu compromisso contínuo em apoiar a produção sustentável de óleo de palma (palmiste) no futuro. Além disso, a BASF ajudará seus clientes europeus a atenderem à demanda dos consumidores por produtos que respeitem o meio ambiente, tanto no setor de detergentes e produtos de limpeza quanto em aplicações industriais.

A BASF oferece atualmente cerca de 150 tensoativos certificados de acordo com a norma ‘Balanço de Massa’ da RSPO. “Queremos oferecer a mais ampla linha possível de soluções sustentáveis. Os tensoativos, especificamente, desempenham um papel importante em uma grande variedade de formulações e aplicações. Com a nossa linha expandida de tensoativos certificados pela RSPO, ajudaremos nossos clientes a cumprirem a intenção de utilizar produtos certificados à base de óleo de palma sustentável e a reduzirem o carbono em sua cadeia de valores”, afirma Soeren Hildebrandt, Vice-Presidente sênior de Cuidados Domésticos, I&I e Formulações Industriais da Europa. Com este passo, a empresa enfatiza, mais uma vez, o seu compromisso com ações sustentáveis ao longo de toda a cadeia de valores.

Compromisso da BASF com produtos de óleo de palma sustentável

No ano passado, a BASF alcançou um marco importante no seu caminho para o óleo de palma sustentável. Desde 2020, a BASF obtém óleo de palma (palmiste) exclusivamente a partir de fontes sustentáveis certificadas pela RSPO. A produção de óleo de palma (palmiste) certificada pela RSPO demonstra um impacto aproximadamente 36% menor no aquecimento global do que a produção não certificada. Em comparação com o fornecimento convencional, a BASF contribuiu para uma economia de mais de 300.000 toneladas métricas de emissão de carbono em 2020. E o compromisso continua: até 2025, o compromisso voluntário com o fornecimento certificado deverá ser estendido para incluir intermediários significativos à base de óleo de palma (palmiste), como, por exemplo, álcoois graxos e ácidos graxos.

Tensoativos à base de óleo de palma para inúmeras aplicações

A BASF produz ingredientes à base de óleo de palma para cosméticos, detergentes e agentes de limpeza e aplicações industriais. A maioria dos produtos de óleo de palma utilizados pela BASF são à base de óleo de palmiste e seus derivados, e, em menor escala, óleo de palma.

Os tensoativos são utilizados principalmente na formulação de detergentes, agentes de limpeza e produtos para lavagem de louça. Eles também são utilizados em aplicações técnicas para soluções industriais, por exemplo, para produzir superplastificantes, emulsificantes para polimerização em emulsão, ou aditivos adjuvantes para proteção de cultivos.