BASF firma acordo de reciclagem de baterias de veículos elétricos na Europa

Foto: Divulgação BASF

A BASF, produtora global de materiais para baterias e recicladora de baterias, e a Stena Recycling, uma das principais empresas de reciclagem da Europa, que oferece soluções abrangentes em reciclagem e serviços circulares, firmaram um acordo de compra de “massa negra”. Este acordo faz parte de uma colaboração mais ampla prevista pela BASF e pela Stena Recycling com o objetivo de estabelecer uma cadeia de valor de reciclagem de baterias para o mercado europeu de baterias para veículos elétricos.

O foco da cooperação será no desenvolvimento de processos melhorados de produção de massa negra para alcançar altas taxas de recuperação de metais como lítio, níquel e cobalto, a fim de apoiar soluções de circuito fechado para o mercado europeu de baterias de veículos elétricos. A coleta, avaliação e pré-tratamento de baterias de íons de lítio em fim de vida, seguida pela produção da massa negra, são as primeiras etapas no processo de reciclagem de baterias. A massa negra é produzida por tratamento mecânico de baterias de íons de lítio em fim de vida e de sucata de produção de baterias. Numa segunda etapa, metais valiosos, como lítio, níquel, cobalto e manganês, podem ser recuperados quimicamente a partir da massa negra. Após a coleta de baterias de íons de lítio em fim de vida útil e sucata de produção de baterias, e a produção da massa negra pela Stena Recycling em Halmstad, a massa negra será posteriormente processada no protótipo da refinaria de metal da BASF em Schwarzheide. A Stena Recycling e a BASF pretendem transferir esse modelo para a  refinaria de metal de reciclagem de baterias em escala comercial da BASF na Europa.

“A eletrificação da sociedade apenas começou e queremos impulsionar uma abordagem circular à produção de baterias. A cooperação entre os atores da indústria será essencial para uma transição ecológica bem-sucedida. Com este acordo em vigor, a Stena Recycling fortalece a sua posição como um dos principais parceiros de reciclagem na Europa, tanto para os fabricantes de baterias como para a indústria automóvel”, afirma Marcus Martinsson, Gestor da Área de Produtos de Baterias do Stena Recycling Group.

O uso de metais reciclados na produção de novas baterias reduz significativamente a pegada de carbono da bateria. Os produtores de baterias e os fabricantes de veículos elétricos na Europa podem escolher entre uma gama de serviços. No âmbito desta colaboração, a Stena Recycling será responsável pela recolha de baterias de íons de lítio em fim de vida e sucata de produção de baterias, desmontagem e descarga, bem como pela produção de massa negra. A BASF recuperará metais valiosos da massa negra e poderá produzir novos materiais ativos de cátodo para novas baterias de íon-lítio.

“Ao entrarmos em cooperação com a Stena Recycling, estamos fortalecendo a capacidade da BASF de oferecer uma rede ampliada de coleta de baterias com um forte parceiro nos países escandinavos, para que possamos expandir nossa oferta de soluções individuais e de circuito fechado para produtores de baterias e fabricantes de veículos elétricos na Europa”, disse o Dr. Daniel Schönfelder, Presidente da Divisão Catalysts da BASF, que também é responsável pelos materiais de bateria da empresa e pelo negócio de reciclagem de baterias. “Este é um passo importante em direção a uma economia circular para o mercado europeu de baterias para veículos elétricos.”