A BASF aumentou as vendas em € 2,6 bilhões em comparação com o primeiro trimestre de 2020, totalizando € 19,4 bilhões. Isso ocorreu principalmente em função dos preços mais altos e do crescimento do volume. Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, a receita operacional (EBIT) antes dos itens especiais aumentou 42%, registrando € 2,3 bilhões. Isso é atribuído principalmente a contribuições de lucros consideravelmente maiores dos segmentos de Materiais e Químicos. O segmento de Tecnologias para Superfície também registrou um crescimento substancial dos lucros graças à recuperação da produção automotiva. Todas as regiões contribuíram para o aumento considerável nos lucros do Grupo BASF no primeiro trimestre de 2021.
O EBIT aumentou € 855 milhões em comparação com o primeiro trimestre de 2020, totalizando € 2,3 bilhões. A receita operacional antes da depreciação, amortização e dos itens especiais (EBITDA antes dos itens especiais) aumentou de € 602 milhões, para € 3,2 bilhões, e o EBITDA cresceu de € 748 milhões, para € 3,2 bilhões, no mesmo período.
“Conseguimos transportar os ventos favoráveis do forte quarto trimestre de 2020 para o primeiro de 2021”, disse Dr. Martin Brudermüller, Presidente da Junta Diretiva da BASF SE, transmitindo uma das principais mensagens aos acionistas na Assembleia Geral Anual virtual deste ano. “A BASF teve um forte início de ano em 2021.”
Em comparação com o primeiro trimestre de 2020, as vendas no segmento de Químicos aumentaram 16%, registrando € 2,7 bilhões. O EBIT antes dos itens especiais totalizou € 558 milhões, um aumento considerável em comparação ao primeiro trimestre de 2020, especialmente na divisão de Petroquímicos. O desenvolvimento dos lucros em ambas as divisões foi impulsionado por margens mais altas como resultado de uma recuperação na demanda, uma melhora na receita de empresas contabilizadas por equivalência patrimonial e custos fixos mais baixos.
No segmento de Materiais, as vendas aumentaram 20%, se comparado com o mesmo período no ano anterior, resultando € 3,4 bilhões. O aumento das vendas foi atribuído principalmente a preços e volumes significativamente mais altos.
As vendas de € 2,1 bilhões no segmento de Soluções Industriais ficaram no mesmo nível do trimestre do ano anterior. Já que a área de Dispersões e Pigmentos registou crescimento, se analisado com o mesmo período, e a divisão de Químicos de Performance teve uma ligeira queda.
As vendas no segmento de Tecnologias para Superfície aumentaram 37% em comparação com o primeiro trimestre de 2020, para € 5,9 bilhões. Este aumento foi atribuído em grande parte aos níveis de preços mais altos na divisão de Catalisadores como resultado dos preços mais altos dos metais preciosos. Volumes significativamente maiores em ambas as divisões também contribuíram para o desenvolvimento das vendas.
As vendas no segmento de Nutrição & Cuidados diminuíram ligeiramente em ambas as divisões e caíram em geral 3% em comparação com o trimestre do ano anterior. O desenvolvimento das vendas refletiu especialmente os efeitos negativos do câmbio, principalmente em relação ao dólar dos EUA.
As vendas no segmento de Soluções para Agricultura cresceram ligeiramente em 1% em comparação com o primeiro trimestre de 2020, para € 2,8 bilhões. Os volumes ficaram acima do trimestre do ano anterior em todas as regiões. Os níveis de preços mais elevados também contribuíram para o crescimento das vendas, compensando s efeitos cambiais significativamente negativos.
As vendas em Outros totalizaram € 783 milhões, um aumento de 12% em comparação com o primeiro trimestre de 2020. Isso foi, principalmente, o resultado de um crescimento considerável das vendas no comércio de commodities.