BASF lança linha de soluções para a indústria de açúcar e etanol

A BASF reuniu em uma única marca um portfólio completo de soluções para o setor de açúcar e etanol. A linha LonateTM integra tanto novos desenvolvimentos como soluções já consagradas pelo mercado, que facilitam a produção sucroenergética em todas as etapas, passando pela lavagem e moagem, evaporação, fermentação e destilação. As soluções estão disponíveis também na plataforma digital https://shop.basf.com/lonate/, onde é possível,  inclusive, pedir amostras e cotação de preços.

“Este é um lançamento regional com foco na indústria brasileira de açúcar e alcool”, afirma Fabricio Soto, gerente do negócio de Industrial Solutions da BASF. “A indústria de Açúcar e Etanol é foco para a BASF e, por isso, intensificamos nosso empenho em pesquisa e desenvolvimento e procuramos responder às necessidades apontadas por nossos clientes”.

Para lavagem e moagem, há o LonateTM Protect, que promove a sanitização das moendas e equipamentos em geral, eliminando as bactérias normalmente presentes no processo. Trata-se de um blend de biocidas que une tecnologias utilizadas no Brasil e no exterior, proporcionando controle microbiológico em baixíssimas dosagens. Para a etapa de evaporação, há o LonateTM Prevent, um polímero modificado, desenvolvido especificamente para aplicação como anti-incrustante empregado no processo de concentração do caldo, que evita aglomeração de cristais.

Para aplicação nas etapas de evaporação e destilação, o LonateTM Clean, é um ácido forte, com excelente desempenho em desincrustação e que já é formulado com inibidor de corrosão, proporcionando uma limpeza eficiente, sustentável e com baixíssimos níveis de corrosão. Totalmente biodegradável e livre de compostos orgânicos voláteis, o produto possui baixo teor de hidrocarbonetos, não contém nitrogênio, fósforo ou halogênios.

Há um portfólio mais diversificado para a etapa de fermentação. Entre as soluções disponíveis, há o Lonate™ Booster FM, aditivo para formulações dispersantes e/ou antiespumantes, que garante aumento de performance com pequenas dosagens. Já o Lonate™ AF LT3 promove o controle com alta eficiência no combate à espuma, reduzindo o consumo de antiespumantes em até 9%. Toda a linha já está disponível para comercialização.