BASF lançará programa blobal para apoiar agricultores na redução das suas emissões de CO2

Foto: Divulgação – BASF

Com a agricultura sendo responsável por cerca de 20% das emissões globais de CO2, as práticas agrícolas eficientes em termos de carbono podem contribuir significativamente para combater as mudanças climáticas. A BASF irá estabelecer um programa que permite aos agricultores rastrear e obter retorno financeiro com as práticas de redução das emissões de CO2, destacando assim seus esforços em contribuir para o combate às mudanças climáticas. O Programa Global de Agricultura de Carbono, que será lançado em fases a partir de 2022, apoiará o compromisso da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF de reduzir em 30% a pegada de carbono por tonelada de cultivo produzido até 2030, para as culturas de trigo, soja, arroz, canola e milho.

O Programa Global de Agricultura de Baixo Carbono irá promover práticas agrícolas sustentáveis e otimizar a utilização do portfólio da BASF pelos  agricultores – desde sementes, traits, soluções químicas e biológicas para proteção de cultivos, até ferramentas de agricultura digital e soluções para gestão de fertilizantes. Ferramentas de sustentabilidade serão utilizadas para orientar e avaliar as melhorias, ajudando os agricultores a tomar decisões mais assertivas. Assim, o programa ajudará os agricultores a reduzir as emissões na agricultura e a sequestrar mais carbono no solo. Além disso, a BASF criará uma estrutura global para permitir aos agricultores gerar créditos de carbono através de certificadoras reconhecidas obtendo receita adicional, advinda de seus esforços de redução de carbono.

Os agricultores desempenham um papel importante no alcance da meta de zero  emissão líquida de gases do efeito estufa e a limitar o aquecimento global. Por meio de uma abordagem holística, o programa da BASF contribuirá para aumentar a produtividade e apoiará os agricultores a tornarem-se mais resilientes nas operações agrícolas.

“O lançamento do nosso Programa Global de Agricultura de Baixo Carbono é uma prova do nosso forte compromisso com a agricultura sustentável. Isso permitirá aos agricultores de todo o mundo aumentar a saúde dos seus solos, reduzir as emissões, sequestrar o carbono e – ao mesmo tempo – serem recompensados pelos seus esforços para combater as mudanças climáticas”, diz Vincent Gros, presidente global da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF.

A Divisão de Soluções para Agricultura da BASF iniciou recentemente os primeiros ensaios de campo plurianuais. Estes ensaios estão focados em práticas agrícolas sustentáveis, sequestro de carbono no solo e redução de emissões em nível da propriedade rural. Os resultados dos ensaios permitirão aos agricultores se beneficiarem das sinergias entre as tecnologias inovadoras da BASF, o poder da agricultura de precisão através da plataforma xarvio® e a utilização da ferramenta de avaliação de sustentabilidade AgBalance®, para tomar decisões com foco em sustentabilidade.

Em 2022, a BASF irá expandir a cooperação existente com clientes e cadeias de valor e procurar ativamente novas parcerias no setor com foco em gestão do carbono.