BASF potencializa práticas sustentáveis

basf-palm-oilA BASF tem avançado no fornecimento de matérias-primas sustentáveis para suas fábricas de ingredientes para cosméticos e cuidados para o lar no mundo todo.  Como um importante passo nesse sentido, sua fábrica em Jacareí, São Paulo, recebeu recentemente a certificação RSPO pela produção de ingredientes certificados no modelo Mass Balance (MB).

As matérias-primas renováveis são o vetor de sustentabilidade no setor de cosmético, principalmente o óleo de palmiste e seus derivados, muito importantes para os negócios de Personal Care e Home Care da BASF. “Nós queremos contribuir com nossos clientes para que consigam alcançar as metas de adquirir ingredientes sustentáveis para a formulação de cosméticos e produtos de limpeza para o lar”, disse Agustín Sanchez, vice-presidente do negócio de Care Chemicals da BASF na América do Sul. “Por isso, a BASF tem promovido a certificação RSPO de suas fábricas em todas as regiões e agora a América do Sul entrou para esse time”.

Novas metas para aquisição de matérias-primas de palma

A BASF expandiu seus compromissos para a aquisição de produtos de óleo de palma sustentáveis, incluindo uma política de fornecimento de óleo de palma, palmiste e seus derivados primários. A política incorpora a conservação florestal e de turfeiras, assim como as exigências de inclusão da população local nos processos de decisão.

A cada ano a BASF usa mais de 400 mil toneladas de matérias-primas baseadas em palma para produzir, entre outros, ingredientes para produtos de higiene pessoal e de limpeza doméstica. Com a demanda global por óleo de palma e palmiste crescendo rapidamente, a sustentabilidade socioambiental da região de produção dessas matérias-primas é uma preocupação para a BASF, que tem a sustentabilidade como propósito. A BASF tem o compromisso de que, até 2020, 100% do óleo de palma e de palmiste adquiridos pela empresa sejam certificados RSPO, e no caso das frações e dos derivados oleoquímicos primários, o compromisso é atingir esta meta até 2025.

Além disso, serão criados processos para rastrear o óleo de palma e de palmiste adquiridos pela BASF, mapeando toda a cadeia até a fábrica de processamento dos óleos.

RSPO também as fábricas na Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul

A BASF investe constantemente em sua rede mundial de fábricas com certificação RSPO para ingredientes de cosméticos que, agora, estão presentes em todas as quatro regiões: na Ásia, Jinshan (China), Kitatone (Japão), Bangpakong (Tailândia) e, mais recentemente, Cimanggis (Indonésia) receberam certificação pelo processo de Mass Balance.

Na América do Norte, Mauldin, Cincinnati, Kankakee (EUA) e Ecatepec (México) atenderam aos respectivos critérios de RSPO. Na Europa, as fábricas de Monheim e Düsseldorf (Alemanha), Boussens e Meaux (França), Fino Mornasco (Itália), Zona Franca (Espanha) e Moscou (Rússia) também obtiveram a certificação.

Jacareí é a 16ª fábrica de produção da BASF a ser certificada no mundo todo. A fábrica da BASF em Jacareí produz ingredientes para os mercados de Personal Care e Home Care. A certificação RSPO é essencial nesses mercados, já que muitas de suas formulações contêm ingredientes de palma. “As matérias-primas renováveis são importantes vetores de sustentabilidade nos setores de cuidado pessoal e do lar. Assim, queremos garantir que as matérias-primas que usamos sejam de fontes com certificação RSPO e sustentáveis”, explica Helene Menu, Consultora de Sustentabilidade de Produtos Químicos de Cuidado da BASF na América do Sul.

“A certificação da fábrica de Jacareí consolida nossa posição, permitindo a produção e disponibilização local de um portfólio de produtos com certificação RSPO para nossos clientes”, finaliza Sanchez.

Foto Divulgação BASF