BASF produz estruturas metalorgânicas em escala comercial para captura de carbono

Foto: Divulgação BASF

A BASF é a primeira empresa a produzir estruturas metalorgânicas (MOFs, em sua sigla em inglês) em uma escala de produção de diversas toneladas ao ano. MOFs são estruturas altamente cristalinas com poros do tamanho de nanômetros e uma grande área de superfície. Esta estrutura oferece alta capacidade para a armazenação de dióxido de carbono (CO2), a desumidificação do ar de ambientes com controle climático, e a absorção do gás metano do efeito estufa. A BASF desenvolveu uma especialidade na produção de alta escala de MOFs, podendo costumizar os MOFs para atender as necessidades dos clientes e hoje tem a capacidade de produzir MOFs costumizados para diversas aplicações e indústrias. 

Um primeiro projeto foi finalizado com sucesso para a empresa canadense de soluções, captura e remoção de carbono Svante Technologies Inc. (Svante). O time de pesquisadores interdisciplinares da BASF, especialistas de alto nível e engenheiros trabalharam em conjunto no projeto transformando a receita da Svante lab em um procedimento seguro para uma produção de alta escala. Os MOFs produzidos serão usados como sorventes sólidos para projetos de captura de carbono. A colaboração com a Svante irá ajudar a reduzir significantemente as emissões de carbono em diversos setores industriais incluindo hidrogênio, polpa e papel, cimento, aço, alumínio e químicos. 

“Nós estamos felizes em fazer esta parceria com a Svante e poder aplicar nosso conhecimento em produção. Estamos orgulhosos em ser a primeira empresa a produzir com sucesso MOFs em larga escala comercial para a captura de carbono. Os esforços nos nossos times de P&D, e produção nos colocam em uma posição favorável. Hoje, nós temos acesso à novas oportunidades de negócios com um forte foco em sustentabilidade baseado nas nossas capacidades de produção de MOF. Os MOFs têm o potencial de ser o passo da mudança nos nossos esforços para reduzir as emissões de CO2 e fazer com que nossos parceiros e seus clientes estejam cada vez mais próximos de atingir seus objetivos de Net Zero.” disse Detlef Ruff, Vice-Presidente Sênior de Catalisadores de Processo na BASF.