BASF promove ações de engajamento em bem-estar e autocuidado para colaboradores realizarem exames médicos

Foto: Divulgação BASF

Ainda em um cenário de constantes mudanças, a BASF vem desenvolvendo diversas iniciativas para promover transformações e ressignificações das formas de trabalho, da gestão da qualidade de vida de seus colaboradores e do estabelecimento de relações de confiança, em ambientes diversos e inclusivos.

Em janeiro de 2020, a BASF estruturou uma Gerência de Bem-estar para o desenvolvimento de ações que oferecessem cuidado integral à saúde de colaboradores, de acordo com as necessidades individuais. Já com a pandemia estabelecida, houve uma transformação na área, que renovou seu portfólio de iniciativas e programas na empresa.

Uma dessas ações foi a construção do Guia de Saúde Emocional, com dicas e orientações para o autocuidado das pessoas que trabalhavam dentro de casa. No retorno ao escritório, a companhia sentiu a necessidade de focar na prevenção ao burnout e na criação de espaços para desenvolver diálogos abertos e acolhedores.

Atualmente, a área também oferece atividades socioculturais e esportivas, um canal de atendimento online para apoio à saúde mental e emocional, intervenções de bem-estar feitas sob medida para todas as áreas, além de infraestrutura para lazer em alguns sites da América do Sul.

Para Camilla Bonelli, Gerente Regional de Bem-estar da BASF, além das mudanças relacionadas a aspectos práticos sobre o modelo híbrido, tecnologia, conectividade e espaços físicos, existe muito mais a ser construído ao longo da jornada estabelecida pela empresa. ‘‘A busca pela promoção de saúde integrada faz parte da estratégia do Futuro do Trabalho, um projeto que vislumbra uma postura de trabalho moderna, permitindo mais flexibilidade sobre onde, quando e como trabalhar, como parte da cultura de alta performance da organização“, aponta a gestora.

Essas inovações trazidas pela área – por se tratar de uma empresa com atuação em toda América do Sul – seguem as tendências apresentadas pelo relatório Impacto de la Pandemia COVID-19 en las Enfermedades no Transmisibles en Chile, produzido pelo Ministério da Saude do governo chileno durante a pandemia e divulgado neste ano.

Nele, é apresentado uma tendência em que sinaliza que milhões de pessoas deixaram de realizar exames de rotina em decorrência do isolamento social causado pela pandemia de COVID-19. Diante desse cenário, a BASF tem aprofundado seus programas de 2021 para incentivar o autocuidado das pessoas que retornaram à modalidade de trabalho presencial a realizarem exames diagnósticos e de prevenção depois de um longo período de trabalho remoto.

Para Lucas Maldonado, Gerente Sênior de Saúde na América do Sul, a área médica da companhia identificou o declínio no controle de patologias, principalmente doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Durante o período da pandemia, muitas pessoas ficaram afastadas dos cuidados de saúde. “Nosso objetivo com essas campanhas é levantar conhecimento e reconhecimento das pessoas para a importância das rotinas de saúde e que elas voltem à habitual rotina médica. O intuito é que as pessoas voltem a se preocupar com o controle da pressão alta para não ter um possível infarto ou controlar o diabete para não ter uma complicação no rim, por exemplo. Nossas equipes também estão oferecendo os devidos esclarecimentos quanto à importância de se fazer o diagnóstico precoce de câncer e do controle dos demais problemas de saúde crônica”, esclarece.

As estratégias de bem-estar e autocuidado refletem outras campanhas que acontecem ao final de cada ano como o Setembro Amarelo, e nos meses de combate ao câncer, tradicionalmente conhecidos como Outubro Rosa e Novembro Azul.