BASF recebe novamente o reconhecimento do CDP por transparência ambiental

Foto: Divulgação BASF

A organização sem fins lucrativos CDP (anteriormente conhecida como Carbon Disclosure Project) avaliou novamente a BASF como uma das empresas líderes em sua “A-List” para gestão da água, proteção climática e proteção de florestas. A empresa alcançou a nota máxima “A” na avaliação para gestão sustentável da água e “A-” nas outras duas categorias avaliadas.

“Estou muito orgulhoso que o CDP tenha reconhecido novamente a BASF como líder global e particularmente satisfeito por termos recebido uma classificação ‘A’ na categoria de gestão da água”, comenta o Dr. Martin Brudermüller, Presidente da Diretoria Executiva da BASF SE. “A sustentabilidade está no topo da nossa agenda, apesar do cenário econômico difícil, a redução de nossas emissões de CO₂ continua sendo uma prioridade fundamental. Por isso, não mediremos esforços para atingir nossas metas de sustentabilidade.”

Na listagem de empresas comprometidas com a proteção do clima do CDP, a BASF alcançou mais uma vez o status de liderança com a nota “A-“. A BASF participa do programa CDP desde 2004, reportando dados relevantes para a proteção climática. Além disso, a avaliação considera a transparência dos relatórios de emissões, o tratamento de riscos e oportunidades decorrentes das alterações climáticas, a estratégia de proteção climática e as medidas de redução de CO₂.

A BASF estabeleceu a meta de reduzir suas emissões absolutas de CO₂ em 25% até 2030 em comparação com 2018 – mesmo enquanto aumenta os volumes de produção. Isso corresponde a uma redução de 60% com base em 1990, que é usado, por exemplo, como ano de referência pela União Europeia e pela Alemanha para a sua fixação de metas governamentais. A empresa ainda pretende atingir a neutralidade de carbono até 2050. No cerne da redução das emissões a longo prazo está a utilização de novas tecnologias, que substituirão os combustíveis fósseis, como o gás natural, por eletricidade proveniente de fontes renováveis. Ao mesmo tempo, a BASF está trabalhando intensamente para substituir cada vez mais matérias-primas fósseis por matérias-primas renováveis e recicladas em sua cadeia produtiva. Para atingir esses objetivos, a BASF criou poderosas estruturas internas com a implementação de uma unidade focada chamada Net Zero Accelerator.

Com base nos dados reportados do questionário de Segurança Hídrica do CDP em 2022, a BASF figura entre as 103 companhias que alcançaram a nota “A” – dentre milhares de outras empresas avaliadas. A BASF está introduzindo a gestão sustentável da água em todas as unidades produtivas relevantes até 2030. Isso inclui as maiores plantas integradas Verbund e plantas em áreas de estresse hídrico. A avaliação considera a transparência com que as empresas relatam suas atividades de gestão da água e como reduzem riscos, como a escassez de água. Também é analisado como o desenvolvimento de produtos pode contribuir para uma gestão sustentável de água para os clientes da empresa avaliada.

Por seus esforços de proteção às florestas, a BASF recebeu “A-”, assim como nos anos anteriores. A BASF está ciente da importância da proteção das florestas para o bem-estar do meio ambiente e da sociedade. Está em sua essência a proteção florestal, o que estabelece o compromisso com a preservação da biodiversidade em áreas de Alto Valor de Conservação (HCV), como áreas florestais de Alto Estoque de Carbono (HCS) e turfeiras na aquisição de matérias-primas renováveis. A avaliação do CDP é realizada com base em informações detalhadas sobre a cadeia de valor da palma e atividades que impactam ecossistemas e habitats naturais.