Baviera investe na expansão da energia eólica no estado

Foto: Unsplash

Buscando seguir a estratégica de transição energética, o governo da Baviera tem investido cada vez mais na expansão da energia eólica no estado. A fim de estimular esse processo, o Ministério de Economia, Desenvolvimento Regional e Energia da Baviera lançou a iniciativa AUFWIND no final de 2019. Os objetivos do plano são aumentar a aceitação da população com relação às turbinas eólicas; superar os desafios para sua ampliação; e fomentar essa forma de energia por meio da melhoria das condições estruturais no estado.

No centro disto estão os “Coordenadores Eólicos” (Windkümmerer, em alemão). Esses profissionais da Agência Estatal de Energia e Proteção Climática aconselham e apoiam os municípios bávaros selecionados em seus projetos. Eles podem designar áreas adequadas para turbinas eólicas a partir de um procedimento de planejamento de uso do solo, além de estarem em constante diálogo com a população local. Adicionalmente, eles prestam um serviço de sensibilização sobre a importância da expansão da energia eólica e sobre os benefícios que sua implementação pode representar para a região.

“A energia eólica na Baviera está ganhando força: nossos coordenadores eólicos estão atualmente desenvolvimento projetos em 70 cidades e municípios bávaros. Com esse número, comprovamos o sucesso do conceito de fornecer aos municípios especialistas que impulsionam a implementação. Inúmeras empresas já estão nos contatando todos os dias, buscando orientações para construção de turbinas eólicas”, afirmou o Ministro da Economia e Energia do estado, Hubert Aiwanger. Os custos dos projetos são arcados pelo Estado Livre da Baviera.

Além disso, a o Estado da Baviera espera construir centenas de turbinas eólicas nos próximos dois anos. Aiwanger espera um novo boom para a energia eólica a partir de 16 de novembro, quando entrarem em vigor as mudanças ditadas pela “regra das 10 horas”, que estabelece distância mínima de 1.000 metros entre turbinas e edifícios residenciais em áreas prioritárias e reservadas – anteriormente o valor era de 2.000 metros.

Essa medida também beneficiará a construção de turbinas nas autoestradas, áreas de treinamento militar e especialmente nas florestas. Mais de um terço da área terrestre da Baviera está coberta de floresta e boa parte dessa área é adequada para a construção de turbinas eólicas, que são mais economicamente eficientes em zonas florestais. Além disso, o barulho das árvores geralmente abafa o ruído gerado pelas turbinas eólicas.

Como forma de identificação de quais áreas florestais são adequadas para a geração de energia eólica, o governo bávaro desenvolveu o “Atlas de Energia da Baviera” (Energie-Atlas Bayern), que podem ser acessados por meio do link.

A energia eólica é um componente central e indispensável da transição energética. Com as condições de vento usuais da Baviera, um sistema médio com uma potência de cerca de 3,3 megawatts pode atingir um rendimento médio anual de cerca de 6.600 megawatts-hora de eletricidade – o suficiente para abastecer cerca de 2.000 residências médias.