Baviera realiza delegação em mobilidade urbana inclusiva e sustentável no Brasil

Foto: SHUTTERSTOCK

A mobilidade urbana é um tema fundamental para o funcionamento e a resiliência das cidades modernas. Estatísticas apontam que a população mundial chegou a 8 bilhões de pessoas em 2022 e pode alcançar 8,5 bilhões até 2030. Conjuntamente a isso, o processo de expansão populacional ocorre por meio da concentração humana em grandes cidades. Conforme indica a Divisão de Populações das Nações Unidas, hoje mais da metade dos habitantes da terra moram em centro urbanos, porém, na década de 1950, apenas um terço dessas pessoas viviam fora do meio rural. Esse fato indica um acelerado processo de êxodo do campo para as cidades, dificultando o funcionamento de sistemas públicos como a infraestrutura de locomoção. É nesse contexto histórico, que a ONU reconhece em seu ODS 11, por meio da meta 11.3, a importância de aumentar a urbanização de forma inclusiva e sustentável.

O Brasil é um país onde esse desafio está evidente no quotidiano das metrópoles. O país irá permanecer entre as 7 maiores populações até ao menos 2050 e, apesar de uma tendência recente de crescimento dos polos urbanos de médio porte, as periferias das grandes cidades aumentam cada vez mais, saturando capitais como São Paulo e Rio de Janeiro com desafios de mobilidade. Os habitantes dessas cidades convivem com trânsito, poluição entre outros problemas decorrentes desse cenário. Diante disso, sabe-se que há uma demanda estrutural no país por melhorias da infraestrutura de transportes.

Além desses desafios, o Brasil também traz grandes vantagens para o sucesso de uma urbanização inclusiva e sustentável. Sua matriz elétrica disponibiliza 87,9% de energia renovável e a sociedade brasileira é marcada por uma grande abertura para a inovação. Esses e outros aspectos criam grandes possibilidades para novas formas de locomoção condizentes com os imperativos do combate às mudanças climáticas.

A Baviera pode ser um parceiro na busca por soluções e no desenvolvimento de ferramentas para solucionar os desafios. O estado alemão possui excelente infraestrutura de mobilidade, especialmente por meio de integrações intermodais. Visando estabelecer essa conexão entre o Brasil e a Baviera, foi realizada em outubro de 2023 a missão de experts de Mobilidade Urbana e Mobilidade Elétrica do Ministério da Economia, Desenvolvimento Regional e Energia da Baviera, organizada pela organização bávara Bildungswerk der Bayerischen Wirtschaft (bbw) gGmbH no âmbito da cooperação para o desenvolvimento. Realizando conferências que contaram com mais de 200 profissionais visitantes, a delegação atravessou os estados do Rio Grande do Norte, São Paulo e Santa Catarina trocando conhecimentos e experiências em assuntos de negócios para mobilidade, logística e alternativas energéticas. Um exemplo importante de temas abordados foram a busca por parte de administrações municipais por soluções para o transporte urbano e a melhoria da administração do espaço nos centros das cidades para aliviar congestionamentos. Também, foi muito positiva a discussão sobre o trabalho nas administrações municipais em favor de soluções de descarbonização em relação ao transporte intra e interurbanos, bem como ferramentas para o uso de tecnologias nos deslocamentos em metrópoles.

A mobilidade urbana no Brasil é um desafio complexo que deve considerar mudanças demográficas globais assim como dinâmicas próprias do processo de urbanização. No esforço de lidar com essas questões é necessário reconhecer os desafios das cidades brasileiras, mas também manter em mente o potencial que o país oferece para aprimorar o quotidiano das metrópoles. As expertises e as qualidades da mobilidade bávara podem oferecer um caminho para equacionar essas condições e contribuir para o sucesso dos compromissos de uma urbanização inclusiva e sustentável.