Baviera se torna o estado alemão mais moderno

Foto: Unsplash

Por iniciativa do Ministério de Assuntos Digitais da Baviera (Bayerischen Staatsministeriums für Digitales), o Estado Livre está se tornando um pioneiro na Alemanha em termos de digitalização. O governo estadual, municípios e operadoras se uniram para expandir conjuntamente a internet de banda larga e as comunicações móveis por meio da assinatura do Pacto de Infraestrutura Digital.

Redes móveis funcionando em tempo real e troca de dados a um nível de Gigabit (Gb) de alta qualidade são as bases para o sucesso da transformação digital. Para criar as condições para isso no Estado Livre da Baviera, o Governo bávaro, em conjunto de autoridades locais e operadores de rede se uniram para expandir conjuntamente a internet de banda larga e as comunicações móveis por meio da assinatura do Pacto de Infraestrutura Digital.

O objetivo do pacto é tornar possível que todas as áreas do estado tenham acesso à internet com capacidade de Gigabit (Gb) e a redes móveis de alto desempenho até 2025. Ao fazer isso, o Estado Livre está expandindo ainda mais sua posição de liderança em novas tecnologias.

A Baviera já está acima da média nacional em termos de cobertura de banda larga: 64% de todos os lares bávaros já têm conexão com capacidade de gigabit desde meados de 2021.

No campo das comunicações móveis, o estado também se desenvolveu em ritmo dinâmico. Nos últimos dois anos, mais de 17.000 transmissores de rádios móveis foram modernizados ou construídos.

Em uma demonstração conjunta de força, os parceiros do pacto agora querem eliminar o obstáculo final e fornecer internet em nível de gigabit até 2025 para todo o estado, incluindo nas áreas rurais. Para conseguir isso, a fibra ótica será colocada diretamente nos edifícios, as redes 5G serão expandidas e modernizadas e as condições básicas para uma internet rápida serão otimizadas.

O Governador da Baviera, Dr. Markus Söder, afirmou que o governo bávaro prioriza as comunicações móveis e a internet de alta qualidade e velocidade. “O lançamento do Pacto é um passo importante para a transformação digital. Nossa competitividade no futuro depende disso”, disse.

Já a Ministra de Digitalização, Judith Gerlach, enfatizou que os players foram reunidos para encontrar soluções para os desafios que impedem a aceleração da infraestrutura digital. ” Estamos trabalhando em conjunto para trazer progresso para toda a população bávara”, afirmou.