Bayer e Abag anunciam abertura das inscrições para o Prêmio Mulheres do Agro na Agrishow

Foto: Unsplash

As inscrições para a sexta edição do Prêmio Mulheres do Agro, iniciativa idealizada pela Bayer em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), estão oficialmente abertas. O evento de abertura aconteceu no dia 3 de maio, durante a Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola da América Latina. O prêmio se destina às mulheres que estão à frente da gestão de pequenas, médias ou grandes propriedades agrícolas. Produtoras interessadas e que se encaixam nos critérios podem se inscrever no site da premiação até o dia 15 de agosto.

A edição deste ano dá ênfase ao escopo da premiação, que reconhece boas práticas agropecuárias baseadas nos pilares ESG (econômico, social e ambiental). “Ações como o uso racional de recursos naturais, aumento da eficiência da produção com gestão inovadora, projetos que permitam o desenvolvimento social da comunidade ou de colaboradores da propriedade, bem-estar animal e valorização do capital humano são alguns exemplos buscados nos cases desse ano”, explica Isabela Fagundes, Especialista em Comunicação Corporativa da Divisão Agrícola da Bayer.

O objetivo em ampliar o tema é alcançar cada vez mais mulheres que atuam diretamente no dia a dia de uma fazenda, para que seja possível auxiliá-las a reconhecerem seu protagonismo, importância e colaboração para o setor. Desde a primeira edição, a premiação recebeu mais de 900 inscrições e reconheceu 45 agropecuaristas de diferentes regiões do país. “Por meio desta mudança acreditamos que será possível mostrar que, o pouco que estas mulheres fazem no dia a dia em suas propriedades, já pode ser suficiente para ser sustentável, inovador e impactar a sociedade ao seu entorno de alguma forma”, completa Fagundes.

O setor agropecuário ainda tem muito a alcançar na questão de equidade de gênero, apesar de pesquisas indicarem um avanço recente no tema, de acordo Gislaine Balbinot, Diretora Executiva da Abag. Diante deste cenário, ela afirma que o Prêmio Mulheres do Agro “cumpre o papel de evidenciar as histórias e conquistas de tantas mulheres que são protagonistas no setor”. Ainda segundo ela, com um tema embasado nos pilares ESG, será possível reconhecer ainda mais como as produtoras rurais são verdadeiros exemplos em práticas que vão além das ambientais.

Para além de receber inscrições, o Prêmio Mulheres do Agro continua, em 2023, com o recebimento de indicações. A iniciativa disponibiliza de um espaço no site onde é possível qualquer pessoa entrar e indicar uma mulher que tenha potencial para se inscrever na premiação. É necessário fornecer apenas informações básicas como nome, e-mail e telefone da produtora rural. 

Novidades 2023

Ao todo, o projeto terá o apoio de sete novas entidades parceiras, que se juntam ao Transamérica, apoiador do projeto nos últimos anos: Embrapa Nacional, Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas (Andav), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sistema OCB, Faculdade de Tecnologia (Fatec) Pompeia, Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia.

“Por meio destas parcerias podemos, além de ganhar ainda mais a capilaridade para o projeto, transformar, de fato, o setor. Apesar de, juntas, a Bayer e a Abag já terem alcançado um número relevante de mulheres, entendemos que, após cinco edições, estava na hora de unir forças com mais empresas que possuem o mesmo propósito: reconhecer e incentivar o trabalho das mulheres que estão à frente da gestão de suas propriedades no campo”, conta Isabela Fagundes.

Este ano a premiação também conta com um reforço no time de embaixadores internos: 21 colaboradores da Bayer, incluindo homens, que estão no dia a dia no campo com agricultoras, se propuseram entrar na missão para incentivá-las a realizarem suas inscrições.

A premiação abrange as três primeiras colocações de cada categoria (pequena, média e grande propriedade), o que significa um total de nove finalistas. Desde 2018, o Prêmio reconheceu 45 mulheres por suas boas práticas agrícolas, com destaque em inovação e sustentabilidade. As vencedoras serão reveladas durante o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que será realizado entre 25 e 26 de outubro de 2023, em São Paulo.