A Bayer está definindo seu percurso rumo ao futuro com um plano de ação claro. A empresa está tomando medidas destinadas a fortalecer o crescimento das vendas, a rentabilidade e o fluxo de caixa livre. Falando no Dia do Mercado de Capitais virtual na última quarta-feira, o CEO da Bayer, Werner Baumann, enfatizou as perspectivas de crescimento de longo prazo da Bayer: “A Bayer é uma empresa líder em ciências da vida, posicionada de forma única na intersecção da saúde e nutrição – com perspectivas interessantes de crescimento, ganhos e fluxo de caixa”. Todas as três divisões devem contribuir para o sucesso da empresa nos próximos anos, disse Baumann. “Em Crop Science, estamos visando um crescimento acima do mercado a partir de 2022. Também estamos visando um crescimento acima do mercado na divisão Consumer Health. E em Pharmaceuticals, estamos observando o sucesso em nosso pipeline em fase final e estamos muito bem posicionados com os investimentos que estamos fazendo em nosso futuro. Planejamos continuar a crescer no setor farmacêutico apesar das expirações de patentes e só esperamos registrar um modesto declínio nas vendas em 2024”, disse ele.
Baumann citou três fatores para o crescimento do negócio e o aumento do valor da empresa. Primeiramente, as inovações nas ciências da vida estão em maior demanda do que nunca – graças às megatendências de longo prazo, tais como o crescimento e envelhecimento da população mundial e a crescente necessidade de um desenvolvimento econômico mais sustentável. Em segundo lugar, a biorevolução está impulsionando inovações em todas as divisões da Bayer – com grande progresso em biologia celular, edição de genes e ciência de dados. E em terceiro lugar, a empresa está agilizando sua transformação e aumentando ainda mais sua eficiência.
As megatendências sociais e o avanço da biorevolução estão aumentando a dinâmica dos mercados nos quais a Bayer atua. “No setor farmacêutico, as novas tecnologias poderiam nos ajudar não apenas a tratar, mas provavelmente curar ou até mesmo prevenir doenças”, disse Baumann. Novas oportunidades também estão surgindo na agricultura. “Novas variedades de cultivos que diminuirão a necessidade da planta por fertilizantes, pesticidas ou água reduzirão o impacto ambiental da agricultura – ao mesmo tempo em que aumentarão a produtividade”, disse ele. Além disso, novos modelos de negócios estão sendo desenvolvidos, com os agricultores pagando por resultados alcançados em vez de produtos individuais e sendo incentivados por práticas sustentáveis, tais como o sequestro de carbono no solo. “Estamos em excelente posição para aproveitar as oportunidades que estas dinâmicas apresentam – para o benefício das pessoas que utilizam nossos produtos e, através do crescimento sustentável, para o benefício de nossos acionistas”, disse Baumann.
A sustentabilidade é uma parte integrante da estratégia comercial, dos planos de crescimento e dos sistemas de incentivo da Bayer, enfatizou Baumann, citando como exemplo a decisão da empresa de se tornar neutra em carbono até 2030.