Bayer firma parceria estratégica com Microsoft para realizar transformação digital no agronegócio

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A Bayer anunciou um projeto ainda em fase de desenvolvimento, a parceria estratégica firmada entre Bayer e Microsoft, que chega para transformar o modo como a transformação digital é capaz de impactar o agronegócio brasileiro. O acordo prevê uma série de avanços que podem impactar o setor nos próximos anos, entre eles, o lançamento do Microsoft Azure Data Manager for Agriculture (ADMA) — uma plataforma da Microsoft, baseada em nuvem, que reúne uma série de ferramentas digitais, disponível para outras empresas licenciarem e desenvolverem suas próprias plataformas internas e soluções voltadas a clientes; e o Bayer AgPowered Services (APS) — funcionalidades que podem ser licenciadas por outras empresas e organizações para uso próprio.

A mais recente parceira de Bayer e Microsoft nessa jornada de transformação é a Stara, empresa brasileira de máquinas e implementos agrícolas referência no setor. A companhia de Não-Me-Toque (RS) está trabalhando em conjunto em uma prova de conceito das soluções de plataforma digital de nuvem da Bayer, integrando soluções através de APIs, recebendo dados e testando o AgPowered Services para aprimorar suas próprias soluções voltadas para outras empresas (B2B).

“O desenvolvimento do ADMA e APS faz parte da estratégia digital da Bayer voltada para empresas do agronegócio. Ter a Stara como uma das primeiras empresas de máquinas agrícolas conectadas a plataforma vai nos ajudar a levar melhores soluções digitais para os agricultores conectados”, afirma Guilherme Belardo, Líder de Desenvolvimento de Negócios de Soluções de Dados e Nuvem da Bayer para a América Latina.

Outro assunto que se estende na parceria entre a Bayer e a Microsoft é o desenvolvimento do Agri-Copilot, que pode ser comparada a um “ChatGPT do Agro”. Os resultados recentes das soluções digitais poderão ser viabilizados a partir de Climate FieldView, como Bayer VAlora Milho, oferecendo soluções personalizadas para cada talhão de milho como a prescrição de densidade populacional de sementes, recomendação de nitrogênio e acompanhamento especializado, e o Barter+, que utiliza como garantia dados reais de produtividade coletados pelo FieldView, em vez de médias regionais para calcular o poder de compra em transações de barter, melhorando seu potencial de troca e acesso a crédito. Além disso, há também uma nova ferramenta de recomendação automática que visa auxiliar os agricultores na ampliação da produtividade, ao mesmo tempo em que melhora a saúde do solo e o sequestro de carbono, dentro do programa PRO Carbono.

A novidade é mais um passo na estratégia da Bayer de apoiar organizações a acessarem recursos prontos e criarem uma infraestrutura digital robusta, ao invés de desenvolverem do zero. A expectativa é que outros avanços decorrentes da parceria entre Bayer e Microsoft sejam anunciados ao longo do ano.