Bayer inicia programa inédito de capacitação focado em agricultura digital

Foto: Divulgação Bayer

Na agricultura, tão importante quanto ter acesso às novas soluções e ferramentas é saber explorar ao máximo o potencial da tecnologia para ampliar os ganhos de produtividade e rentabilidade. A evolução do agro 4.0 acelerou ainda mais essa necessidade e há um esforço contínuo do agricultor em busca de melhorias. Para apoiar os produtores neste momento de transformação, a Climate FieldView™ – plataforma de agricultura digital da Bayer – vai oferecer cursos de capacitação sobre a digitalização no campo e o uso de ferramentas digitais, uma iniciativa inédita entre as empresas do setor.

“Com o domínio de ferramentas digitais, o produtor pode olhar para as necessidades de cada metro quadrado de sua propriedade. Pode, por exemplo, ser mais assertivo na quantidade de sementes ou de fertilizantes que o seu solo realmente precisa, ou se basear em dados para saber qual o melhor momento para controlar uma praga na lavoura. São decisões que promovem economia, eficiência, poupam recursos e contribuem para uma agricultura mais sustentável”, afirma o Líder de Negócios da Climate FieldView na América Latina, Abdalah Novaes.

A Universidade FieldView foi criada no fim de 2020 como uma forma de capacitar distribuidores e o público interno da Bayer. Agora, a iniciativa será expandida para qualquer interessado: produtores, consultores ou mesmo estudantes. Serão dois módulos iniciais, ambos de curta duração, 100% digitais e sob demanda: Introdução à Agricultura Digital e Plantio na Era Digital. Os cursos podem ser resgatados ou trocados por pontos pelo marketplace da Orbia.

Durante as aulas, os participantes irão aprender mais funcionalidades da agricultura digital e os benefícios da tecnologia, com grande foco para a operação de plantio. Quem assistir ao conteúdo irá compreender como transformar o que é mapeado pela plataforma em dados para a tomada de decisão.

“Clientes de Climate FieldView já contam com um suporte personalizado para garantir melhores resultados, mas há espaço também para sermos pioneiros na educação digital no campo de forma mais ampla. Com mais conhecimento e capacitados para extrair o potencial máximo das soluções que têm em mãos, os agricultores podem tomar melhores decisões, ser mais eficientes e obter melhores resultados”, diz Ivana Amaral, Gerente de Engajamento e Conhecimento com parceiros da Climate para a América Latina.

“Até o momento, a Universidade FieldView tinha um curso no Brasil e na Argentina voltado para distribuidores e profissionais de vendas realizarem uma imersão no digital e entenderem como isso muda o seu papel no dia a dia com o cliente, além de um curso no Brasil voltado para capacitação para a entrega técnica do FieldView. Agora, vamos impactar o público geral, com foco maior no produtor rural”, explica Ivana.

Para lançar o programa de capacitação, uma aula gratuita aberta será ministrada no próximo dia 2 de setembro e abordará o tema “Agricultura 4.0 para um plantio de sucesso”, após a aula e até o dia 10 de setembro, agricultores interessados terão condições especiais para aquisição dos cursos. Mais informações podem ser encontradas no site go.bayer.com/rpUFVXP2.