Bayer lança campanha com influenciadoras digitais com foco em contracepção

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Em um cenário em que 62% das gestações no Brasil não são planejadas, a Bayer, líder na área de saúde feminina, lança a quarta edição da campanha Liberdade Vem de Dentro. Nesse ano, a estratégia na campanha visa ampliar o acesso à informação e conhecimento sobre métodos de longa ação, como os DIUs (dispositivos intrauterinos), para mulheres em diferentes faixas etárias. As influenciadoras Mel Maia, Bella Campos e Agatha Moreira compõem o time hero da campanha e trarão suas vivências pessoais para abrir a discussão com as audiências sobre a escolha e o uso de métodos contraceptivos, especialmente os de longa duração.

“O movimento Liberdade Vem de Dentro tem um papel importante de falar sobre o poder de escolha das mulheres em relação ao método que mais se adapta ao seu corpo. Queremos cada vez mais ser parceiros no empoderamento feminino, auxiliando na disseminação de informações de qualidade e confiáveis. Afinal, falar de contracepção é falar de saúde”, comenta Elke Mittelsdorf, Head da área de Saúde Feminina da divisão farmacêutica da Bayer. Fernanda Galvão, Diretora Geral da Publicis Health, agência que assina o movimento este ano, compartilha o mesmo ponto de vista da executiva. “Temos o direito de saber e escolher quando e se desejamos engravidar. O direito à saúde sexual e reprodutiva é para ontem, para todos”. Em edições anteriores da campanha, celebridades como Manu Gavassi, Bruna Marquezine e Deborah Seco engajaram o movimento.

Foco no digital

A cada edição, a campanha vem fortalecendo a presença da marca no ambiente digital, explorando diferentes plataformas, como Instagram, YouTube e TikTok. Neste ano, as conversas serão ampliadas para as jovens da geração Z. “Vamos fortalecer nosso diálogo com esse público, extremamente conectado, engajado e muito aberto a trocas ricas de informação”, explica Elke. “Falar sobre contracepção é muito particular, pois cada mulher é única e certamente as experiências que serão trocadas ao longo da campanha certamente serão inspiradoras para a vida de cada uma”, completa a executiva. A ação também contará com influenciadoras digitais da área da saúde, creators de diferentes idades, parceria com canais estratégicos e eventos off-line, com pop-up stores.

“Queremos dialogar abertamente sobre contracepção e saúde íntima feminina, falando sobre as escolhas disponíveis, características, particularidades e benefícios, de forma a empoderar as mulheres com informação para que elas tenham a liberdade de escolher o que faz mais sentido para cada uma”. Apenas em 2022, Liberdade Vem de Dentro teve um impacto de 1,5 bilhões, com 3,8 milhões de acessos à página oficial da campanha. “Ao longo dos anos, pudemos conhecer melhor o nosso público e amadurecer as nossas mensagens, algo primordial para seguirmos no ar e escolhermos os espaços que queremos estar presentes”, adiciona. Até o final da campanha, a Bayer prevê impactar cerca de 30 milhões pessoas e gerar mais de 3 milhões de visitas ao site da campanha onde é possível esclarecer todo o tipo de dúvidas sobre o tema. “O ambiente digital é perfeito para conectar gerações, potencializar a diversidade de vivências, reverberar as possibilidades e fortalecer o diálogo”, explica Fernanda Galvão.

É preciso mais diálogo

Pesquisa realizada pela Febrasgo em 2021 em parceria com a Bayer revelou que 66% das mulheres não tiveram consulta com ginecologista antes da primeira relação, enquanto 29% não sabiam que deveriam passar por esse aconselhamento médico antes do início da vida sexual. O cenário revela uma necessidade urgente de incentivar mais conversas sobre o universo da contracepção.

No Brasil, a cada 30 minutos, uma adolescente se torna mãe. “Ainda existem muitos tabus quando pensamos em contracepção. Falta diálogo aberto e franco entre todas nós – mães e filhas, amigas, colegas de trabalho. A vergonha de falar sobre DIU, por exemplo, ainda é muito presente nas rodas de conversa e são campanhas como o Liberdade Vem de Dentro que estimulam essa pauta e que estão diretamente relacionadas com a saúde dessas mulheres”, finaliza Elke.

Para saber mais sobre a campanha, acesse: www.liberdadevemdedentro.com.br/.