Bayern de Munique implementa SAP SuccessFactors Employee Central para aprimorar recursos digitais do RH

Foto: Pixabay

A SAP SE anunciou que o Bayern de Munique, clube de futebol mais vitorioso da Alemanha, implementou com sucesso a solução SAP® SuccessFactors Employee Central para padronizar e otimizar os principais processos de Recursos Humanos (RH) e aprimorar a experiência dos mais de mil funcionários. Ao adotar o serviço SAP Model Company para acelerar a implementação da solução, o Bayern se beneficiou de processos e práticas recomendadas, pré-configuradas e prontas para uso.

Parte do SAP SuccessFactors Human Experience Management Suite, o SAP SuccessFactors Employee Central é um sistema de informações de Recursos Humanos na nuvem que pode ser usado para administrar equipes de profissionais globais com todas as funções fundamentais de RH.

Com a implementação do SAP SuccessFactors Employee Central, o Bayern abandonou planilhas e processos manuais e passou a empregar uma plataforma totalmente integrada. Isso permite que o clube tenha processos de RH digitais e consistentes e possa unificar no futuro dados de recrutamento, integração de funcionários e gestão de desempenho. Além disso, relatórios podem ser gerados de forma fácil e eficiente para otimizar o planejamento e a análise de pessoal.

“A solução SAP SuccessFactors Employee Central permite que a equipe de RH do Bayern faça o que faz melhor e concentrar-se em ações de Recursos Humanos estratégicas e de valor agregado em vez de processos transacionais”, afirma Jan-Christian Dreesen, Vice-Presidente executivo do FC Bayern. “Antes de implementar a solução, trabalhávamos com processos legados e demorados. A integração nos permitiu não apenas digitalizar nossos processos, mas também inová-los e redesenhá-los. Ao criar um ambiente mais eficiente, nossa equipe de RH pode priorizar a entrega da melhor experiência possível para o funcionário”, completa.

O SAP SuccessFactors Employee Central inclui opções de autoatendimento que ajudam a elevar o engajamento dos funcionários do clube. O aplicativo SAP SuccessFactors Mobile oferece a todos eles – incluindo jogadores, treinadores, gerentes e funcionários administrativo – uma experiência móvel moderna e intuitiva. É possível acessar dados pessoais e atualizar perfis, bem como inserir, aprovar e registrar ausências e férias por exemplo – tarefas que anteriormente exigiam que os funcionários procurassem o departamento de RH para aprovação.

“Desde 2014, a SAP tem sido a parceira Platinium do Bayern, trabalhando para oferecer soluções inovadoras que ajudam o clube a atingir seus objetivos esportivos e de negócios”, afirma Thomas Saueressig, membro do conselho executivo da SAP para a área de Engenharia de Produtos. “O SAP SuccessFactors Employee Central está estendendo essa parceria para o universo da gestão de experiências humanas, permitindo que o clube acelere ainda mais seu crescimento e permaneça sempre competitivo, tanto dentro quanto fora de campo.”

“O case com o Bayern de Munique comprova que gerir o ser humano, que tanto se dedica para o sucesso das empresas, é algo impactante e importante para qualquer segmento de mercado.  Cuidar das pessoas vai muito além de digitalizar processos e torna-los acessíveis por celular, é a oportunidade de repensa-los colocando as pessoas no foco principal. As soluções SAP SuccessFactors apoiam as empresas nesse desafio, permitindo que todos tenham um dia a dia produtivo, moderno e com uma ótima experiência no desempenho de suas atividades”, explica Marcus Almeida, Vice-Presidente de SuccessFactors da SAP Brasil.