Bayern Digital: líder na revolução digital em pesquisa e desenvolvimento

Após a mudança de um país agrícola para um industrial, a próxima mudança de paradigma é iminente para a Baviera: como um local de produção digital, a robótica e a automação permeiam todas as áreas da economia.

Começando como pioneiros na indústria automotiva, os robôs agora também estão conquistando o campo em áreas menos tradicionais, como agricultura, saúde, comércio, casa e lazer.

Visando posicionar a região como liderança na revolução digital, o governo da Baviera lançou a estratégia “Bayern Digital”. Este plano de reinventar a Baviera como um centro  de digitalização significou para as universidades de ciências aplicadas um fortalecimento de sua infraestrutura e mais transferência de tecnologia por meio de projetos de pesquisa com empresas (como por exemplo, ZF, Schaeffler e Siemens).

O setor da saúde também se beneficiou muito com esta digitalização, especialmente pela construção do  Centro de Robótica da Saúde da Baviera  em Garmisch-Partenkirchen, a partir do financiamento de longa data de tecnologia e infraestrutura do Ministério de Assuntos Econômicos da Baviera com o Centro de Robótica e Mecatrônica (RMZ) e do Centro Aeroespacial Alemão (DLR).

O novo centro faz parte da Iniciativa do Futuro da Baviera para Assistentes de Robótica e tem como objetivo tornar o enorme potencial de pesquisa, treinamento e aplicação de sistemas robóticos, acessível à comunidade. Mesmo que o prédio ainda não esteja pronto, o trabalho de pesquisa e desenvolvimento já está em andamento, como por exemplo SmartAssist, SMiLE, SMiLE2gether.

O projeto de pesquisa está sendo implementado pela Universidade Técnica de Munique, o Museu Alemão e parceiros de consórcio da indústria de alta tecnologia da Baviera (Franka Emika, Robótica Reativa, TQ-Systems, Produção CAT). Outros parceiros importantes, como clínicas e centros de saúde, também estão envolvidos como parceiros associados.

Quer saber mais? Entre em contato: bayern@bayern.com.br