Bayern Innovativ GmbH fortalece competência digital do setor de saúde e enfermagem

Divulgação: Bayern Innovativ GmbH

A Bayern Innovativ GmbH, empresa de inovação, tecnologia e transferência de conhecimento do Estado da Baviera, está significativamente envolvida na melhora de tratamento de dados do setor de saúde e enfermagem. Uma de suas iniciativas mais recentes é a parceria no projeto de pesquisa TEAM-X (Trusted Ecosystem of Applied Medical Data eXchange).

O projeto TEAM-X foi lançado no início deste ano e envolve onze parceiros, incluindo a própria Bayern Innovativ, com o objetivo de estabelecer um ecossistema seguro e confiável de dados digitais. O projeto será construído sobre a infraestrutura Gaia-X para o desenvolvimento de modelos de negócios, produtos e serviços baseados em dados. Esse ecossistema de dados é, ao mesmo tempo, a base para um sistema de saúde seja preventivo, personalizado e participativo.

Em 24 de fevereiro de 2022, o TEAM-X foi oficialmente lançado com a entrega virtual da confirmação do financiamento pelo Ministério Federal para Assuntos Econômicos e Proteção Climática (BMWK, na sigla em alemão).”O projeto é um passo importante para uma maior responsabilidade digital. Estamos satisfeitos em liderar com sucesso este projeto com nossos fortes parceiros”, disse, Diretor Geral da Bayern Innovativ GmbH, Dr. Rainer Seßner.

O TEAM-X começou oficialmente no início do ano 2022, após a candidatura bem-sucedida no concurso de financiamento “Aplicações e práticas inovadoras e espaços de dados no ecossistema digital Gaia-X” (Innovative und praxisnahe Anwendungen und Datenräume im digitalen Ökosystem Gaia-X).

Já no dia de lançamento da iniciativa, estiveram presentes Peter Kraemer, Chefe do Gaia-X Hub da Alemanha; Dra. Franziska Brantner, Secretária do Estado dos Assuntos Parlamentares do BMWK; e Dr. Wilhelm Eschweiler, Vice-Presidente da Agência Federal de Redes, estiveram presentes na entrega. Adicionalmente, o Ministro Federal Dr. Robert Habeck (BMWK) participou por mensagem de vídeo, na qual parabenizou o projeto de financiamento. O projeto de pesquisa terá a duração de três anos.

O objetivo comum do TEAM-X é fortalecer a competência digital e da capacidade de inovação do setor de saúde, bem como o conhecimento e autodeterminação da população em lidar com seus dados. Gaia-X é um projeto para construir uma infraestrutura de dados eficiente e competitiva, segura e confiável na Europa.

Além da Bayern Innovativ, os outros parceiros do TEAM-X são C&S Computer und Software GmbH; ecsec GmbH; Fraunhofer-Gesellschaft; Universidade de Erlangen e Nuremberg; Identity Valley Research gUG; NeuroSys GmbH; ProCarement GmbH; Refinio GmbH; Siemens Healthcare GmbH; Hospital Universitário de Erlangen; Parmenides Foundation; Medical Valley EMN e Kommunikationshaus Bad Aussee.

Sobre o Bayern Innovativ

A Bayern Innovativ GmbH é a empresa de inovação, tecnologia e transferência de conhecimento da Baviera. A Bayern Innovativ apoia os atores da indústria e da ciência em todas as etapas e com uma oferta de serviços para aumentar sua dinâmica de inovação. Além de seus próprios plataformas de tecnologia energética, automotiva, novos materiais, mecatrônica e automação, o foco das atividades está nos temas de saúde e tecnologia médica, têxteis, indústrias culturais e criativas e digitalização.

O cruzamento com outros clusters (“CrossClustering”) e o trabalho em rede com players no cenário de inovação da Baviera também é muito importante: a “ThinkNet Bayern“, operada pela Bayern Innovativ, conecta os especialistas e seus conhecimentos com os modernos métodos da inovação E tem o objetivo de criar um ecossistema com redes dinâmicas para um processo de inovação acelerado.