Beiersdorf lança iniciativa para apoiar mulheres e alavancar a reciclagem de plástico em mercados emergentes

Foto: Divulgação Beiersdorf

A Beiersdorf continua a expandir seus esforços de responsabilidade corporativa, levando adiante sua agenda de sustentabilidade CARE BEYOND SKIN (em portguês, CUIDADO ALÉM DA PELE). O novo programa socioecológico Beiersdorf’s Women in Circularity Program (em português, Programa Mulheres na Circularidade da Beiersdorf) está fornecendo um financiamento substancial para organizações de reciclagem de resíduos plásticos que têm uma abordagem de negócios sociais. A iniciativa tem dois objetivos importantes: O primeiro é a expansão da infraestrutura de reciclagem de organizações de gerenciamento de resíduos plásticos em economias emergentes. O segundo é garantir que os coletores de resíduos, a maioria dos quais são mulheres, recebam treinamento adequado e oportunidades de desenvolvimento. A iniciativa terá, portanto, um impacto ambiental positivo e promoverá uma sociedade mais inclusiva.

“O problema global do plástico continuou a se intensificar ao longo dos anos devido à produção e ao descarte de milhões de toneladas de plástico por ano, que muitas vezes é plástico de uso único. Isso foi exacerbado pela pandemia da COVID-19. Com a nossa iniciativa ‘Women in Circularity’, pretendemos ajudar a mitigar as devastadoras consequências da pandemia no meio ambiente e na sociedade, criando um impacto duradouro”, afirma Jean-François Pascal, Vice-Presidente de Sustentabilidade Corporativa da Beiersdorf.

O lançamento da iniciativa envolveu a seleção de organizações com uma abordagem de negócios sociais em regiões que foram mais afetadas pelas consequências negativas da pandemia da COVID-19. Após um processo abrangente de validação e visitas ao local, quatro organizações foram selecionadas: Delterra na Argentina, Recycle Up! Ghana, em Gana, Green Worms, na Índia, e TakaTaka Solutions, no Quênia. A Beiersdorf doou fundos por meio dessas quatro organizações.

O Programa Mulheres na Circularidade é um fundo iniciado e viabilizado pela empresa de cuidados com a pele sediada em Hamburgo e operado pela empresa social sem fins lucrativos Haus des Stiftens. Por meio dessa doação, as organizações mencionadas acima poderão oferecer renda e oportunidades de desenvolvimento para mais de 1.600 mulheres do setor de gestão de resíduos, o que, como consequência direta, também terá um impacto positivo em suas famílias e comunidades.

“Além disso, a iniciativa ajudará a aumentar a capacidade de coleta e reciclagem de resíduos plásticos dessas organizações em cerca de 15.000 toneladas de plástico por ano, expandindo sua infraestrutura de gerenciamento de resíduos plásticos, incluindo novas usinas de reciclagem. Os fundos criarão novos empregos e melhorarão as condições de trabalho e de vida das mulheres coletoras de lixo por meio de treinamento, saúde e segurança ocupacional, seguro-saúde e serviços de imunização ampliados”, afirma Luisa Robles Vega, Gerente de Sustentabilidade, Estratégia Ambiental e Direitos Humanos da Beiersdorf.

Os planos também preveem o estabelecimento de um programa de promoção ambiental para educar as comunidades sobre o comportamento de reciclagem, a concessão de bolsas acadêmicas e o acesso a jardins de infância, entre outras medidas.