No primeiro semestre de 2020, marcado pelo coronavírus, a Bertelsmann se beneficiou de seu diversificado portfólio de atividades e do fato de boa parte de seus negócios ser digital. Embora os efeitos da pandemia tenham sido claramente sentidos nas divisões com foco no mercado publicitário, como RTL Group e Gruner + Jahr, bem como nos negócios em impressão; as editoras de livros, os negócios na área musical, os serviços da Arvato e ao setor educacional se mostraram robustos. No total, a multinacional de mídia, serviços e educação registrou um declínio percentual de um dígito nas receitas, bem como um EBITDA operacional de mais de um bilhão de euros. O lucro do Grupo foi muito próximo ao nível do ano anterior.
Graças às medidas de combate ao coronavírus, como a redução de custos, foi possível compensar mais de 60% da queda no faturamento e reduzir o endividamento econômico. Para o segundo semestre de 2020, a companhia espera uma recuperação gradativa nos mercados publicitários. Tendo em vista a grande incerteza em termos de projeções, espera-se que o volume de negócios e os resultados operacionais atinjam os níveis do ano passado, exceto os negócios em TV e revista.
Durante o período do relatório, as receitas do Grupo Bertelsmann diminuíram 8,9%, para € 7,8 bilhões (primeiro semestre de 2019: € 8,6 bilhões). O declínio orgânico nas receitas foi de 7,9%. Os negócios em crescimento do Grupo permaneceram estáveis em € 2,9 bilhões. Eles agora respondem por 37% da receita total, após 35% no ano anterior. BMG, Majorel, Arvato Supply Chain Solutions, Arvato Financial Solutions e o Bertelsmann Education Group desenvolveram-se positivamente.
O EBITDA operacional foi de € 1,01 bilhão (1º semestre de 2019: € 1,29 bilhão). O RTL Group e as divisões Gruner + Jahr, em particular, sentiram os efeitos do declínio relacionado ao coronavírus nos mercados de publicidade. Em contraste, os negócios em serviços da Arvato aumentaram seus lucros operacionais. A BMG e o Bertelsmann Education Group registraram EBITDA operacional no mesmo nível do ano anterior.
O lucro do Grupo permaneceu estável em € 488 milhões (1º semestre de 2019: € 502 milhões).
“O primeiro semestre de 2020 foi dominado pela pandemia global corona. Começamos bem o ano, mas desde março sentimos o impacto econômico – principalmente nos mercados publicitários. Nesta situação, a Bertelsmann se beneficia de seu amplo portfólio corporativo e alta proporção de modelos de negócios digitais”, afirmou Thomas Rabe, Presidente e CEO da Bertelsmann. “As quedas nas receitas publicitárias foram compensadas em grande parte pela florescente publicação de livros, música, serviços da Arvato e negócios em educação, mas também por meio da gestão ativa de custos e fluxo de caixa”.
Thomas Rabe continuou: “tomamos medidas de longo alcance para proteger nossos colaboradores e garantir a continuidade das operações. Reduzimos maciçamente a saída de liquidez e garantimos financiamento de longo prazo. Nas últimas semanas, os mercados de publicidade se estabilizaram, por isso esperamos que nossos negócios nessa área melhorem”.
Nos primeiros seis meses do ano financeiro atual, a Bertelsmann fez mais progressos em suas quatro prioridades estratégicas:
Fortalecimento do núcleo
• O RTL Group ganhou participação nos mercados de publicidade na TV na Alemanha, França e Holanda, e superou seus concorrentes comerciais no mercado de telespectadores.
• Em abril, a Bertelsmann concluiu a aquisição do grupo editorial internacional Penguin Random House, adquirindo os 25% restantes das ações do co-acionista Pearson. Nos primeiros seis meses, a Penguin Random House colocou 164 títulos nas listas dos mais vendidos do “New York Times” nos Estados Unidos, 29 deles em primeiro lugar.
• A Bertelsmann Content Alliance anunciou a internacionalização de suas atividades. No momento, o foco está na Grã-Bretanha e na França.
• O provedor de serviços de TI Arvato Systems continuou a se desenvolver com sucesso, especialmente nas importantes áreas voltadas para o futuro de computação em nuvem e inteligência artificial.