BMW Group e Amazon Web Service (AWS) planejam plataforma de direção automatizada

Foto: Divulgação BMW Group

A Amazon Web Services (”AWS”) anunciou que o BMW Group escolheu a AWS como o provedor de nuvem preferencial para sua plataforma de direção automatizada. O BMW Group desenvolverá seu sistema avançado de assistência ao motorista (ADAS) de próxima geração usando a AWS para ajudar a inovar em novos recursos para sua próxima geração de veículos, a “Neue Klasse”, com lançamento previsto para 2025. O novo sistema baseado em nuvem aproveitará o Cloud Data Hub pré-existente da BMW na AWS e usará os recursos de computação, inteligência artificial generativa (IA generativa), Internet das Coisas (IoT), aprendizado de máquina e armazenamento da AWS para ajudar a acelerar a entrega de veículos BMW altamente automatizados

O ADAS auxilia os motoristas com sistemas de alerta antecipado e recursos que tornam a direção mais segura e confortável. Esses sistemas usam software avançado e sensores integrados para fornecer avisos ao motorista, frenagem automatizada e funções de direção projetadas para ajudar a melhorar o desempenho de um veículo na estrada. Ao desenvolver a plataforma ADAS de próxima geração na AWS, os engenheiros do BMW Group podem responder mais rapidamente às demandas dos clientes e fornecer novos recursos para ajudar a melhorar a experiência de dirigir. Essa eficiência, apoiada pela nuvem, ajudará a BMW a continuar a inovar os recursos de seus veículos Neue Klasse e a manter os motoristas concentrados na experiência na estrada.

O BMW Group também se uniu à Qualcomm Technologies, Inc. para co-desenvolver sistemas de direção automatizada de última geração com base na Plataforma Snapdragon Ride aberta e modular. Os sistemas apresentam uma pilha de software Ride Vision integrada para permitir uma percepção de 360 graus para o veículo. Juntamente com a AWS e a Qualcomm Technologies, os engenheiros do BMW Group têm acesso aos principais recursos de hardware, software de visão e nuvem em uma plataforma de desenvolvimento de direção automatizada de ponta a ponta.

O BMW Group também usará a AWS para ajudar a dimensionar sua capacidade de lidar com grandes aumentos na criação e no uso de dados no desenvolvimento de recursos de direção automatizada. À medida que as montadoras implementam funções de direção automatizada de nível mais alto, como controle de cruzeiro adaptativo, assistência de estacionamento e direção pilotada, os veículos criam mais dados para as equipes de engenharia analisarem e utilizarem no desenvolvimento de recursos futuros. Essa infraestrutura baseada em nuvem ajudará a fornecer a base para que o BMW Group desenvolva e forneça novas funções para seus veículos, como assistência à saída de faixa, mudança de faixa automatizada ou funções de direção com as mãos livres, ainda mais rapidamente.

Os serviços da AWS ajudarão a impulsionar essa nova plataforma de direção automatizada e dimensionável com base em uma arquitetura de referência comum, acelerando o ciclo de vida do desenvolvimento e ampliando-o nos modelos da BMW. Os engenheiros também podem desenvolver simulações em grande escala em instâncias de computação da AWS para verificação. Com essa abordagem, o BMW Group pode testar e validar novas versões de software com mais eficiência, ajudando a garantir a segurança do sistema e reduzindo o tempo de lançamento no mercado.